Se você gosta de comer mandioca cozida, frita ou em receitas como bolinhos e tortas, mas evita comprar porque acha difícil acertar na escolha pela mandioca perfeita, confira as dicas que separamos neste texto.
Veja também: Melhores receitas que não usam o fogão para nada
A mandioca é uma raiz que dependendo da região do país que você está, recebe diferentes nomes como aipim, macaxeira, castelinha ou uaipi, trata-se de uma raiz tuberosa que pode ser encontrada em feiras e supermercados durante o ano inteiro. Só que o melhor período para efetuar a compra é de maio a agosto.
Por ser um alimento um pouco complicado de retirar a casca, geralmente é comprada crua e descascada. Porém, a maior dúvida das pessoas é como escolher a mandioca perfeita, seguida da dúvida de como fazer o preparo.
Como escolher a melhor mandioca na feira ou no supermercado
A primeira coisa a prestar atenção é se certificar de que está na época de melhor colheita do alimento, como dito anteriormente, são os meses de maio a agosto.
Ao tocar no alimento disponível na feira, apalpe em diversas partes do alimento para verificar se não tem partes amolecidas, caso tiver, não compre.
Outra observação importante é analisar se não existe parte escurecida ou azulada na mandioca, se perceber isso é porque está em processo de apodrecimento.
Como preparar a mandioca da maneira certa
Depois da escolha certa no supermercado, a grande dificuldade é saber descascar a mandioca. Mas veja como é simples!
Lave a raiz para retirar toda a terra e a sujeira. Corte em pedaços menores. A seguir, escolha um pedaço e faça um corte profundo na vertical. Após isso, puxe a casca a partir desse corte.
Preste atenção! Tenha cuidado ao descascar para retirar bem a estrutura da casca. Pois a casca da mandioca é tóxica e não deve ser consumida.
Depois de cortada e descascada corretamente, é chegada hora do cozimento. O melhor é colocar em panela de pressão e cozinhar em água e sal por até 30 minutos depois de pegar a pressão.