scorecardresearch ghost pixel



Conheça os benefícios da beterraba que muitos desconhecem

Para usufruir de todos os benefícios da beterraba é necessário consumi-la assada, crua ou na forma de suco.



Não é recente o conhecimento dos vários benefícios que a beterraba traz à saúde, pois desde a Antiguidade, os gregos já acreditavam nas propriedades nutricionais deste alimento.

A beterraba possui muitos componentes que ajudam a baixar a pressão arterial, reduzindo riscos de hipertensão, além de diminuir os riscos de demência.

Veja também: Suco de cenoura: conheça os principais benefícios dessa bebida

Por que a beterraba possui efeitos positivos?

O alimento destaca-se por ser rico em substâncias antioxidantes, como por exemplo, as betalaínas. Estudos científicos evidenciaram que essas substâncias conseguem combater células cancerosas no cólon.

Mas, além das betalaínas, a beterraba é rica em nitratos. Os nitratos são substâncias que causam certo receio, pois são usados como conservantes, fertilizantes e até em explosivos.

Quando usados para conservação de carnes processadas, representa risco de câncer de intestino. No entanto, o nitrato em forma natural é bastante benéfico, sendo encontrado em hortaliças, como a beterraba.

Durante o processo digestivo, os compostos de nitratos ao entrar em contato com a nossa boca, se transformam em nitritos e, consequentemente, em óxido nítrico. O óxido nítrico é um nutriente vasodilatador, que facilita a passagem de oxigênio entre os tecidos.

Benefícios da beterraba que muitos desconhecem

Aumenta a libido

Devido a presença do óxido nítrico, que é um vasodilatador, isto é, aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos de todo o corpo, inclusive dos genitais femininos e masculinos. Ao ingerir suco de beterraba ou consumir a fruta crua, ocorre uma melhora no desempenho sexual, pois há um aumento da libido.

Fornece mais saúde ao coração

Estudos evidenciaram que o consumo diário de suco de beterraba pode beneficiar na pressão arterial. De acordo com as análises científicas realizadas, comer regularmente até 2 beterrabas durante algumas semanas, causou uma queda na pressão de aproximadamente 5 milímetros de mercúrio.

À medida que essa queda se mantiver, pode reduzir em até 10% os riscos de Acidente Vascular Cerebral e ataque cardíaco.

Melhora a atividade cerebral

Seu efeito vasodilatador melhora o fluxo sanguíneo para as regiões cerebrais importantes. Sendo capaz de ajudar o cérebro a tomar decisões rapidamente e a melhorar a atividade cognitiva.

Conforme dados de um estudo, a combinação do suco de beterraba mais atividade física pode fortalecer as funções motoras, melhorando o movimento e mantendo o cérebro mais jovem.

Saúde do microbioma oral

De acordo com cientistas, o hábito de tomar suco de beterraba pelo menos duas vezes ao dia melhora a saúde bucal.

Melhora o desempenho atlético

Uma descoberta recente, constatou que a beterraba pode contribuir significativamente no desempenho atlético de corredores. Além disso, a raiz com sua ação vasodilatadora, contribui para o melhor fluxo de oxigênio aos pulmões.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário