Existem produtos que são vendidos como sendo originais, mas na verdade são apenas falsificações. Essa prática é mais comum do que se imagina e do que os consumidores gostariam. Ou seja, pode ser que você esteja comprando produtos falsificados sem ter nenhuma ideia disso.
Veja também: Confira as dicas para fugir das dívidas com o cartão de crédito
O pior de tudo é que esses produtos falsificados podem estar nas prateleiras de mercados, mercearias, distribuidoras e padarias, por exemplo. Entre os itens que são fraudados estão bebidas alcoólicas, carnes, óleos e várias outras mercadorias que são consumidas com frequência.
Dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) demonstram quais são os produtos falsificados mais comuns.
1 – Pescados
Um dos produtos falsificados com mais frequência são os pescados. É comum que diferentes espécies de peixes sejam vendidas como sendo mais caras do que as originais.
2 – Azeite extravirgem está entre os produtos falsificados
Infelizmente, é comum encontrar vidros de azeite com óleos compostos em seu interior. As embalagens são submetidas a vários processos de adulteração e o conteúdo interno acaba totalmente substituído.
3 – Leite
Os criminosos podem adicionar produtos falsificados ao leite para fazê-lo render mais e gerar um lucro maior. É possível encontrar acréscimo de água para aumentar o volume do líquido nas embalagens.
4 – Mel
Se o seu mel não cristaliza, isso pode ser um mal sinal e pode significar que ele está adulterado. Alguns golpistas misturam xarope de milho, glucose, açúcar de beterraba e outros ingredientes para tapear os consumidores.
5 – Café está entre os produtos falsificados
O Inmetro identificou 74 marcas de café que apresentavam misturar acima do permitido por lei. O produto pode ter apenas 1% de outros ingredientes.
6 – Alimentos em pó
Os alimentos vendidos em pós são populares entre os produtos falsificados. Eles podem ser adulterados com inúmeras substâncias que se parecem com o item original.
Como denunciar produtos falsificados
Se você sente que foi alvo de golpistas e acabou comprando um produto falsificado, saiba que é possível denunciar. Procure o Procon da sua cidade.