Você sofre com queimação e regurgitação de alimentos frequentemente? Saiba que estes são sinais clássicos que podem revelar que você sofre com o refluxo gastroesofágico. Descubra hoje quais alimentos melhoram o refluxo e quais são aqueles que pioram.
Veja também: Você conhece a dieta anabolizante? Aprenda a construir massa muscular
Mas afinal, o que é o refluxo?
De maneira bem simples, o refluxo se caracteriza pelo conteúdo do estômago que volta para o esôfago. Ele pode ocorrer em casos em que a alimentação se fez muito pesada e gordurosa ou quando o estômago se apresenta cheio demais.
No entanto, não existe uma causa única que possa justificar totalmente o refluxo. O que se sabe é que quando ele aparece, significa que algo do organismo não está funcionando como deveria.
Afinal, se o conteúdo do estômago retorna para o esôfago, o esfíncter esofágico não cumpriu sua função adequadamente. Ele é a estrutura responsável por manter o líquido estomacal preso dentro do órgão. Quando ele não se fecha totalmente, o refluxo acontece e pode atingir até mesmo as cordas vocais.
O problema é que o conteúdo do estômago geralmente é bastante ácido e pode queimar os tecidos que estão na altura do esôfago.
Aprenda como prevenir o refluxo com os alimentos
Conheça quais são os alimentos que ajudam a controlar o refluxo gastroesofágico:
- Banana;
- Melancia;
- Pera;
- Mamão papaia;
- Maçã;
- Coco.
Comidas que atrapalham:
Sabe-se que ter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos são as melhores maneiras de manter o organismo com um bom funcionamento. No entanto, se você sobre com refluxo, é indicado evitar os seguintes alimentos:
- Alimentos ricos em gordura, como fast-food e frituras;
- Café;
- Cebola;
- Frutas cítricas, como limão e acerola;
- Hortelã;
- Refrigerante; e
- Tomate e molho de tomate.
Lembre-se de que essas informações são apenas algumas dicas pautadas na opinião de especialistas. No entanto, cada caso é único e merece uma atenção dedicada. Só assim você conseguirá ter um acompanhamento ideal para o seu problema de saúde. Sempre procure por um especialista capacitado no assunto.