scorecardresearch ghost pixel



Dicas certeiras para fazer um bolo simples e saboroso

Veja dicas e receitas de como fazer bolo muito saboroso de forma simples.



Se você não tiver uma mistura de bolo pronta em casa ou, até mesmo, quiser arriscar na cozinha para ampliar o seu repertório culinário, há muitas receitas simples que você pode experimentar. Mas, antes de saber como fazer um bolo saboroso, veja algumas dicas certeiras para aprimorar as suas habilidades!

Veja também: Aprenda fazer uma receita de bolo de chocolate com mousse de maracujá

Dicas para preparar e assar bolos

Existem processos importantes durante a fabricação de bolos, que melhoram o resultado da receita e ainda facilitam a sua vida. Abaixo, estão listadas as principais dicas para assar bolos:

Pré-aqueça o forno:

Colocar a massa em um forno aquecido de forma desigual pode resultar em um bolo assado de forma irregular. Isso não produzirá a aparência desejada para receitas que são feitas em camadas, já que há o risco de ter partes mais assadas do que outras.

Use as formas do tamanho correto:

Muitas receitas em camadas exigem recipientes de oito polegadas, resultando em duas camadas de bolo de quadro polegadas. Há algum espaço de manobra com os tamanhos, mas o mais importante é não encher as panelas demais. Sempre deixe, pelo menos, um centímetro entre a massa do bolo e o topo da forma.

Prepare as formas de bolo:

Em relação às formas, ao untar, enfarinhar (seja com farinha ou, até mesmo, com cacau em pó) ou pulverizar com spray de cozinha, forre-as com papel manteiga ou use forminhas de cupcake. Isso garante que o seu bolo não grude.

Deixe os ingredientes atingirem a temperatura ambiente:

Pode ser importante para ingredientes úmidos como manteiga sem sal, ovos, leite e quaisquer outros ingredientes refrigerados na receita, a temperatura amena contribui com a facilidade ao misturá-los.

Meça os ingredientes primeiro:

Prepare seu espaço de trabalho separando os ingredientes secos dos ingredientes molhados, cada um em sua própria tigela. Use um copo medidor de volume para líquidos e pese os ingredientes secos.

Deixe o bolo esfriar completamente:

Antes mesmo de pensar em cobrir um bolo, você deve deixá-lo esfriar completamente. De preferência, faça isso em uma grade, mas certifique-se de que o bolo não grude.

Como alternativa, quando o bolo esfriar em temperatura ambiente, embrulhe-o em filme plástico e coloque-o na geladeira para prosseguir com o resfriamento.

Receita de bolo simples

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 1 e 1/3 xícara (chá) de açúcar (245g);
  • 1/2 xícara (chá) de óleo (110ml);
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 1 e 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo (180g);
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 2/3 xícara (chá) de leite (140ml).

Modo de preparo:
Para fazer esse bolo super simples, basta bater todos os ingredientes na batedeira e levar ao forno em temperatura de 180 graus por 40 minutos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário