scorecardresearch ghost pixel



Estou com o nome sujo! Posso abrir uma empresa?

Descubra se um cidadão brasileiro com o nome sujo pode abrir uma empresa e quais são as restrições que existem. A resposta pode surpreender muitas pessoas receosas.



Diante da atual crise econômica e do alto índice de desemprego no Brasil, é comum que muitas pessoas tenham dificuldade de honrar suas dívidas. Por isso, há inúmeros brasileiros que têm que conviver com o nome sujo. Uma dúvida frequente é se o cidadão inadimplente pode abrir uma empresa para conseguir trabalhar.

Veja também: Melhores dicas para não ser enganado na hora de abastecer o carro

Afinal, há muitas pessoas que optam por se tornarem MEI (Microempreendedor Individual) para sair da informalidade. O medo é o de não conseguir se regularizar por conta do nome sujo.

Quem está com o nome sujo pode abrir empresa?

A resposta para esta pergunta é bem direta: sim. Quem tem o nome inscrito em órgão de proteção ao crédito pode abrir empresa. Não existe nenhum impedimento legal para que o processo de abertura de um CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) seja impossibilitado. Se você está com o nome sujo, ainda é possível se formalizar.

 

O grande problema na verdade é outro. Pessoas com o nome sujo não conseguem ou terão muita dificuldade em conseguir algum tipo de crédito. Ou seja, se for abrir uma empresa nessas condições, saiba que será necessário acumular os recursos com antecedência.

Como consultar se o nome está sujo?

Você não tem certeza se está com o nome sujo? Tudo bem, dá para consultar. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo da Serasa no smartphone – clique em “consultar dívidas”. Depois, é só fazer seu cadastro utilizando CPF, nome, nascimento e e-mail. Assim que estiver tudo pronto, o usuário acessará uma página que mostra o Score. Se trata de uma espécie de pontuação que mede a confiabilidade do consumidor em pagar as dívidas.

Também é possível consultar se alguma dívida está ativa e se existe proposta para renegociação do saldo. A operação é gratuita.

Aprenda consultar se o nome está sujo no SPC

Para fazer a consulta de inadimplência junto ao SPC é preciso entrar no site SPC Brasil ou no aplicativo.  Clique em “consultar CPF” na página inicial. O acesso às informações é pago, sendo que o plano mais barato custa R$ 16,90.

 

Como limpar o nome por meio de feirões

Diante da assustadora situação de endividamento, a Serasa decidiu lançar uma edição emergencial de seu Feirão Limpa Nome. Os consumidores podem negociar suas dívidas em atraso obtendo bons descontos. O prazo para conseguir bons negócios termina no dia 31 de março.

Os valores devidos podem ser negociados com até 99% de desconto. Entre os segmentos participantes desta edição estão: bancos, varejo, universidades e empresas de telecomunicações. Segundo a Serasa, mais de 20 milhões de dívidas poderão ser quitadas por R$ 100.

Além do feirão, os inadimplentes também podem recorrer ao Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. O programa é oferecido pela Federação Nacional de Bancos (Febraban) e conta com parceria do Banco Central (BC), além dos Procons de todos os estados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário