Quem está acostumado a ir para a academia logo nas primeiras horas do dia enfrenta um tremendo desafio durante o frio. O desafio é enfrentar as baixas temperaturas e sair da cama assim que o sol raiar. Por isso, a fim de te ajudar a burlar a preguiça, aprenda alguns exercícios para o frio e que podem ser feitos sem ter que sair da sua casa.
Veja também: Fórmula secreta para retardar o processo de envelhecimento
Lembre-se que estas são apenas algumas dicas e devem sempre contar com a orientação de um educador físico ou profissional especializado.
1 – Ajoelhar e ficar em pé
Um ótimo exercício para fazer dentro de casa nos dias de frio é aquele clássico movimento de ajoelhar-se e depois se colocar em pé. Intercale os movimentos entre as pernas, mantendo a coluna sempre ereta e os ombros alinhados.
Basta ajoelhar em apenas uma das pernas, enquanto a outra mantém um ano de 90°. Não precisa encostar o joelho no chão. Depois se levante e coloque-se em pé com os pés alinhados. Repita o procedimento 12 vezes, intercalando as pernas.
2 – Agachamento com pulo
O tradicional agachamento pode ser ainda mais eficiente se for terminado com um salto curto. Basta agachar-se dobrando os joelhos em 90° e mantendo a coluna ereta. Quando se levantar, continue o movimento e finalize com um pequeno salto. Repita o exercício 12 vezes e descanse por 40 segundos. Faça 3 repetições dessa maneira.
3 – Exercícios para o frio: joelhos altos
Esse exercício para o frio é aquele que simula uma corrida sem sair do lugar. Basta fazer os movimentos como se estivesse correndo, elevando os joelhos até a altura do quadril sem parar. Você pode fazer 3 séries de 30 segundos.
Outros exercícios que devem compor o treino
Além das atividades descritas acima, você pode incrementar o seu treino de dias frios em casa com mais estes exercícios:
- Pular corda;
- Flexão;
- Polichinelo; e
- Alongamentos.