scorecardresearch ghost pixel



Existem pessoas que não deveriam tomar paracetamol; conheça

Existem alguns grupos de pessoas que jamais deveriam tomar paracetamol. Descubra se você faz parte de quem sofre com as restrições para esse medicamento popular.



O paracetamol é um dos medicamentos mais famosos e utilizados no mundo inteiro. Seu uso é tão comum diante de crimes, resfriados, alergias, dores e viroses que pouco se pergunta sobre seus efeitos colaterais. No entanto, seria tolice acreditar que algum medicamento está 100% livre de contraindicações. Existem pessoas que não devem tomar paracetamol e você pode estar dentro do grupo de restrição.

Veja também: Conheça os principais sintomas da hepatite em crianças

Tomar paracetamol demais oferece riscos à saúde

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as dosagens incorretas de paracetamol podem resultar em graves efeitos adversos. Isso inclui hepatite medicamentosa (inflamação do fígado) e até mesmo a morte. Claro que situações extremas são raras, mas podem ocorrer em alguns casos específicos.

A melhor maneira de evitar problemas está em seguir as orientações do médico e da bula de cada medicamento. Afinal são várias as substâncias que utilizam o paracetamol como princípio ativo mais importante. Para começar a prevenção descubra quais pessoas não podem tomar paracetamol.

Quem nunca deveria tomar paracetamol:

  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com doença renal;
  • Pessoas com hipersensibilidade;
  • Pessoas com lesão hepática, incluindo as que recebem drogas hepatotóxicas.

Os dados foram divulgados pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Eles servem como alerta para todos os indivíduos que pertencem a esse grupo.

Qual é a dosagem máxima de paracetamol?

Ainda segundo a UNAM, a dosagem máxima indicada de paracetamol para combater dores e febres é de 325 mil miligramas.  Essa quantidade pode ser administrada com intervalo mínimo de 4 horas, com máximo de 4 gramas por dia.

Pessoas que possuem algum problema de saúde devem aumentar o intervalo de dosagem para 6 horas. Neste grupo estão pessoas com lesões renais moderadas. Caso o paciente apresente taxa de filtração glomerular menor do que 10 ml/minuto, o intervalo fica aumentado para 8 horas.

Lembre-se que apenas um médico ou especialista em saúde é capaz de receitar medicamentos com precisão. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário