scorecardresearch ghost pixel



Falha no sistema do iPhone pode abrir brecha para hackers

Aparelho pode ter seu sistema invadido mesmo que esteja desligado. Pesquisadores da Alemanha encontraram a falha e avisaram a empresa sobre a descoberta; entenda o que isso significa.



Usuários de iPhone devem ficar atentos, pois uma falha no sistema interno pode permitir que o aparelho seja infectado mesmo desligado. Estudiosos da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha, encontraram o bug. Todas as informações também estão no Ars Technica.

Veja também: Serviços úteis do portal gov.br para os brasileiros

Na verdade, o que ocorre é que o iPhone nunca está 100% desligado. Mesmo em estado off, o celular da Apple continua ativo com a bateria em “micro consumo”. Isso serve para que o aparelho possa ser encontrado mesmo se ele for perdido ou roubado. O problema é que existe uma falha no sistema que abre brecha para situações que geram transtornos.

Falha no sistema do iPhone pode colocar segurança em risco?

Os pesquisadores da universidade mencionada entenderam que quando o celular está em modo de economia máxima, ou seja, desligado, ele corre riscos.

A falha no sistema consiste no fato de que o aparelho não conta com criptografia no chip bluetooth. Isso permite que sistemas maliciosos possam invadir o iPhone mesmo que ele esteja desligado.

No entanto, não precisa se desesperar e sair correndo para comprar outro aparelho. A verdade que mesmo com a falha no sistema, o celular continua sendo seguro na maior parte do tempo. Isso porque não é simples invadir o software do aparelho de modo facilitado.

Apple já foi informada sobre o defeito no sistema

Os pesquisadores garantiram que a Apple foi informada sobre a descoberta. Contudo, a companhia não emitiu nenhuma nota ou resposta oficial sobre o assunto. Da mesma maneira, não existe uma dica que possa garantir que a falha será resolvida ou que algo possa proteger totalmente o dispositivo.

Vale destacar que nenhum equipamento possui 100% de segurança garantida. O fato da Apple ter sido avisada garante que, pelo menos, os profissionais da empresa atuaram de forma a garantir dificuldades para qualquer pessoa mal intencionada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário