scorecardresearch ghost pixel



Feriados em 2022: veja qual a próxima data para relaxar com a família

Veja quais são os feriados em 2022.



Muitos já estão se perguntando quando haverá uma nova pausa no calendário após a passagem de dois feriados prolongados em abril. No dia 21 de dezembro de 2021, o Ministério da Economia divulgou a lista de feriados oficiais para ajudar você a organizar sua agenda. Confira abaixo o próximo feriado nacional em 2022, bem como outros dias com possibilidade de descanso ao longo do ano.

Leia ainda: Próximo feriado prolongado é só em novembro

Qual é o próximo feriado nacional?

O próximo feriado nacional em 2022 é 1º de maio, quando é comemorado o Dia do Trabalho. Ele vai cair em um domingo, então não fará muita diferença para o dia a dia dos brasileiros.  Então a última chance de descansar neste semestre será o dia de Corpus Christi, 16 de junho, que cairá em uma quinta-feira.

 

O dia de Corpus Christi é ponto facultativo, mas muitos estados e municípios decretam feriado nesse dia.  Mas, em 2022, esse cenário será diferente para os paulistanos. Isso porque a data foi antecipada no megaferiado de 2021 na capital, como uma medida adotada pela prefeitura para conter o avanço da pandemia de Covid-19 na época.

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

Como o nome indica, o ponto facultativo é uma data facultativa, ou seja, cabe à empresa decidir se será um dia útil ou não. Todos os anos, o governo federal publica uma portaria definindo quais dias estão incluídos nessa classificação, que geralmente são datas comemorativas ou históricas, mas que não se enquadram como feriado nacional.

Dessa forma, os chefes têm a opção de dar folga a seus funcionários sem depender de um dia específico do ano. As pessoas no setor público geralmente têm mais dias de folga, assim como as que escolas municipais e estaduais.

 

Quantas vezes teremos feriado nacional em 2022?

Em 2022, serão 9 feriados nacionais, além de datas comemorativas estaduais e municipais. Mas nos próximos anos, os dias de folga para todo o país se tornarão poucos e distantes entre si.

Muitos feriados nacionais cairão na quarta-feira, impossibilitando a mudança com outros dias da semana. Isso ocorre para o Dia da Independência do Brasil, que é 7 de setembro e para Finados, que acontece em 2 de novembro.

15 de novembro é o único dia que tem a possibilidade de alteração, pois é uma terça-feira. Nem mesmo o Natal dará folga, pois cai em um domingo. O Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, será em uma sexta-feira, mas só os servidores se beneficiarão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário