O diabetes é uma doença que afeta milhões de brasileiros anualmente. O grande desafio para combater o aparecimento da enfermidade encontra-se no aparecimento silencioso de muitos sintomas. O início do diabetes, por exemplo, pode apresentar alterações que são percebidas de modo sutil nos pés.
Veja também: Pesquisa: dieta pode aumentar 10 anos a expectativa de vida
Sintomas nos pés que indicam o início do diabetes
Abaixo você pode conferir 3 sinais comuns que podem indicar o início do diabetes. Todos eles são percebidos nos pés dos pacientes. Lembre-se apenas de sempre buscar o aconselhamento de um médico ou profissional especializado no assunto. Nenhuma dessas dicas substitui o diagnóstico médico adequado.
1 – Pé de Charcot
O diabetes é caracterizado pelo aumento dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Esse acúmulo de glicose (açúcar) pode causar uma condição conhecida como Pé de Charcot. Trata-se de saliências ósseas acompanhadas de baixa sensibilidade em toda a região dos pés. Este é um dos sinais que indicam o início do diabetes em uma pessoa.
2 – Início do diabetes: cicatrização lenta
Por conta do alto índice de glicose presente na corrente sanguínea, a cicatrização de um diabético costuma ser mais lenta do que o normal. Essa alteração pode ser observada especialmente nas extremidades do corpo, como nos pés, por exemplo.
Estudos realizados no Reino Unido, pelo Instituto de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais sugere 3 sintomas que representam alertas: vermelhidão, calor e inchaço nos pés.
3 – Infecções frequentes
A baixa cicatrização dos pés é um problema que não apenas indica o início do diabetes, mas que também pode resultar em danos mais graves ao paciente. Afinal, a existência de um corte, ferida ou afecção de pele pode acabar acumulando bactérias e se transformar em grandes infecções.
Fique atento a qualquer um desses sintomas e sempre busque ajuda médica especializada. O tratamento para qualquer um dos tipos de diabetes é fundamental para manter a qualidade de vida e a boa saúde.