scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa: dieta pode aumentar 10 anos a expectativa de vida

Um estudo chegou à dieta ideal para aumentar em até 10 anos a expectativa de uma pessoa em qualquer lugar do mundo. Confira quais são os alimentos ideais para que isso ocorra.



Quem não gostaria de ganhar uns dias a mais de vida com saúde e disposição? Para alcançar essa meta, a ciência já apontou que um estilo de vida mais saudável, com exercícios e sem vícios, pode ser a chave. No entanto, estudos recentes também apontam que a dieta é um dos principais fatores para ampliar a longevidade.

Veja também: Calmantes naturais que vão te fazer relaxar e dormir bem

A alimentação saudável pode prolongar a vida do ser humano e aumentar a expectativa em torno de 6 a sete anos. Isso é conseguido, inclusive, por adultos de meia-idade, ou seja, pessoas que já passaram dos 40 anos. Porém, adultos jovens têm a chance de aumentar a expectativa de vida em até 10 anos com a dieta.

Pesquisa: dieta pode aumentar a expectativa de vida em 10 anos

Os pesquisadores analisaram os dados coletados em diversos estudos sobre o tema. Um dos bancos de dados analisados foi o do Global Burden of Desease, que conta com resumo da saúde pública de muitos povos pelo mundo.

 

Dessa maneira, analisando os hábitos alimentares e o prognóstico médico, foi possível relacionar a longevidade com a alimentação. A pesquisa ainda conseguiu propor qual seria a melhor dieta para prolongar a expectativa de vida de uma pessoa.

Dieta ideal para aumentar a expectativa de vida

A dieta ideal para aumentar a expectativa de vida não é aquela que se assemelha com as comidas ocidentais tradicionais. Ou seja, não conta com excesso de carnes vermelhas, alimentos processados, laticínios, doces e gorduras. Ao invés disso, os resultados apontam para algo bem mais simples.

 

É preciso que uma pessoa coma mais leguminosas, como feijão, ervilha e lentilha. Grãos integrais e nozes também devem estar presentes no cardápio. Para aumentar a expectativa de vida, as carnes vermelhas e processadas devem ser reduzidas da dieta.

Se a alimentação melhorar a partir dos 20 anos, quando adulta, a pessoa conseguirá aumentar até 10 anos a expectativa de vida. Mesmo para quem já está com mais de 80 anos, pode aumentar até 6 anos o tempo de vida na Terra. Vale a pena investir em bons alimentos, então.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário