Seu benefício do INSS foi suspenso e você não sabe o porquê. Existem vários motivos que podem acarretar o cancelamento ou a paralisação do pagamento. Entenda mais sobre o tema neste texto.
Veja também: União estável pode dar direito à pensão por morte do INSS?
Até o final de março deste ano, 1,23 milhão de benefícios foram interrompidos pelo INSS. Existem motivos que levam os benefícios a serem cancelados. Veja o que fazer para não cancelar seu benefício no INSS.
Operação pente fino também pode levar a suspensão do INSS
Regularmente o INSS realiza uma série de ações para investigar possíveis fraudes e pagamentos indevidos. Se o seu caso for um desses, saiba que o pagamento será suspenso pelas autoridades competentes.
Há uma grande fila de cidadãos que espera para conseguir o benefício ao qual tem direito. Não é justo que outras pessoas sejam pagas indevidamente.
Motivos que levam à suspensão do pagamento
O motivo para interromper o pagamento dos benefícios do INSS pode ser bem variado. Alguns dos mais comuns são:
- Não realização ou não comparecimento para realizar a perícia médica;
- Sinais de fraude no recebimento do benefício;
- Deixar o benefício sem saque no banco por mais de 60 dias (2 meses);
- Continuar trabalhando em condições insalubres ou de alto risco e periculosidade.
Além disso, divergências de dados e outros fatores específicos podem gerar cancelar seu benefício do INSS.
Suspensão do BPC pelo INSS
O Benefício de Prestação Continuada é o campeão de suspensões pelo INSS. Os dados precisam estar atualizados junto ao CadÚnico do Governo Federal. Ou seja, basta alguns deslizes para que o pagamento seja cancelado. Procure um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para ficar a par da sua inscrição.
Fique atento a todas as regras para não cancelar seu benefício do INSS. Entre no site meu.inss.gov.br. O Instituto também presta atendimento pelo telefone 135, que está disponível para ligações gratuitas de todo o território nacional.