scorecardresearch ghost pixel



Inteligência Artificial do Google transforma textos em fotos

O Google anunciou uma nova ferramenta capaz de transformar textos em desenhos e fotos a partir de tecnologia que usa inteligência artificial; entenda como isso vai funcionar.



As inovações em Inteligência Artificial (IA) estão cada vez mais surpreendentes e acessíveis ao público. Elas podem ser ainda mais presentes na vida da maioria das pessoas em um futuro próximo. O Google anunciou uma tecnologia capaz de criar imagens por meio de textos. A tecnologia é capaz de misturar vários estilos e desenvolver pinturas a óleo, fotografias e renderização CGI.

Veja também: 5 recursos úteis que o Instagram lançou e você provavelmente ainda não testou

Google desenvolve Inteligência Artificial capaz de criar imagens

O aplicativo recebeu o nome de Imagen e é o novo serviço de uma das maiores empresas tecnologia digital do mundo. A qualidade dos arquivos gerados de modo completamente autônomo por meio de palavras é algo completamente novo.

O programa DALL-E era o líder desse segmento, desenvolvido pelo laboratório OpenAI. Porém, o Google Imagen promete ser o primeiro em seu nicho voltado à Inteligência Artificial. Contudo, o produto ainda não está disponível para uso do grande público. As imagens criadas também nem sempre são perfeitas e podem apresentar falhas e erros.

Para divulgação do desenvolvimento da Inteligência Artificial, o Google selecionou as melhores imagens criadas até então. Esse é o procedimento padrão, já que o objetivo é o de causar uma boa impressão para o mercado mundial que está de olho em tecnologias do gênero.

O que ainda precisa melhorar

O lançamento, como mencionado, ainda não atingiu o público geral devido a problemas legais que isso poderia causar. Imagine se alguém fosse capaz de reproduzir fotos sobre notícias falsas. As Fake News já causam transtornos suficientes sendo apenas textos. Ou seja, a receia de que o uso do aplicativo seja feito para o “mal” e não apenas para uma criatividade do “bem”.

O Google apontou que a ferramenta é capaz de codificar preconceitos. Ela “codifica vários preconceitos e estereótipos sociais, incluindo um viés geral para gerar imagens de pessoas com tons de pele mais claros e uma tendência para imagens retratando diferentes profissões para se alinhar com os estereótipos de gênero ocidentais”, disse a empresa.

A meta agora é criar filtros que possam garantir o uso adequado dos recursos. Este desafio também é o que enfrenta o DALL-E.




Voltar ao topo

Deixe um comentário