Termina em 31 de maio o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022. E os contribuintes já querem saber quando vão receber a restituição. A Receita Federal divulgou o calendário, que neste ano estará dividido em cinco lotes até o mês de setembro.
Leia mais: Bolsonaro autoriza nova liberação do FGTS; Confira quem será contemplado
O valor do imposto a pagar ou da restituição a receber é de acordo com a soma de todos os rendimentos e na faixa de renda de cada contribuinte.
Veja quando receber a restituição
O primeiro lote de restituição começará a ser pago no dia 31 de maio. Ou seja, na mesma data limite da declaração do Imposto de Renda 2022.
Assim que o contribuinte preenche a declaração já é informado se terá ou não direito a restituição. Além disso, a Receita Federal prioriza a restituição pela data de entrega da declaração.
Por isso, quem declara primeiro tem prioridade no recebimento e pode receber o dinheiro nos primeiros lotes. Mas antes disso, idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores estão no topo da lista.
Vale lembrar que a restituição nada mais é que a devolução do valor a mais que foi pago ou retido na fonte antes da declaração de ajuste anual. Ou seja, é quando o contribuinte paga mais imposto do que deveria. É por essa razão que algumas pessoas têm valores a receber e outras não.
Por isso é tão importante ter atenção na hora de prestar contas com o leão. O que gera direito à restituição são as despesas dedutíveis. Veja abaixo como fica o calendário de restituições do Imposto de Renda 2022:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 30 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro.