scorecardresearch ghost pixel



IR 2022: restituição está dividida em 5 lotes; veja quando receber

Começa em 31 de maio o prazo para o contribuinte receber a restituição do Imposto de Renda. O calendário segue até setembro. Veja quem tem prioridade no recebimento.



Termina em 31 de maio o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022. E os contribuintes já querem saber quando vão receber a restituição. A Receita Federal divulgou o calendário, que neste ano estará dividido em cinco lotes até o mês de setembro.

Leia mais: Bolsonaro autoriza nova liberação do FGTS; Confira quem será contemplado

O valor do imposto a pagar ou da restituição a receber é de acordo com a soma de todos os rendimentos e na faixa de renda de cada contribuinte.

Veja quando receber a restituição

O primeiro lote de restituição começará a ser pago no dia 31 de maio. Ou seja, na mesma data limite da declaração do Imposto de Renda 2022.

 

Assim que o contribuinte preenche a declaração já é informado se terá ou não direito a restituição. Além disso, a Receita Federal prioriza a restituição pela data de entrega da declaração.

Por isso, quem declara primeiro tem prioridade no recebimento e pode receber o dinheiro nos primeiros lotes. Mas antes disso, idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores estão no topo da lista.

Vale lembrar que a restituição nada mais é que a devolução do valor a mais que foi pago ou retido na fonte antes da declaração de ajuste anual. Ou seja, é quando o contribuinte paga mais imposto do que deveria. É por essa razão que algumas pessoas têm valores a receber e outras não.

 

Por isso é tão importante ter atenção na hora de prestar contas com o leão. O que gera direito à restituição são as despesas dedutíveis. Veja abaixo como fica o calendário de restituições do Imposto de Renda 2022:

1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 30 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário