scorecardresearch ghost pixel



Atenção, motorista: Estas 10 leis de trânsito geram multa e pouca gente sabe

Descumprimento de algumas práticas pode gerar penalidades, como multa e pontos na carteira. Confira quais são elas e evite as infrações.



As leis de trânsito são constantemente atualizadas para garantir mais segurança aos motoristas e pedestres em ruas, estradas e rodovias. Algumas delas, por envolver práticas essenciais de trânsito, costumam gerar multa aos condutores desobedientes. Confira quais são elas a seguir!

Leia mais: Nova CNH em junho: Quem não fizer pode ser multado?

10 leis de trânsito que podem ser motivo de infrações, mas pouca gente sabe

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz algumas regras de boa conduta que promovem o bem-estar de motoristas e pedestres. E o descumprimento de algumas práticas pode gerar penalidades, como multa e pontos na carteira.

Mas além disso, o mau comportamento nas estradas pode ocasionar acidentes graves, incluindo óbitos. Por tudo isso, é fundamental que o condutor se atenha às leis de trânsito que costumam penalizar os motoristas, mas nem todo mundo sabe.

1. Ficar sem combustível na estrada

Sair de casa sabendo que a gasolina pode acabar é um comportamento passível de multa, pois a parada involuntária do veículo por falta de combustível pode provocar acidentes graves. A pena é de multa e alguns pontos na carteira.

2. Ultrapassar carro durante cortejos

Se durante um cortejo o motorista tentar uma ultrapassagem, ele pode ser multado, inclusive com uma infração grave. A prática é proibida tanto em desfiles, cortejos e procissões, por exemplo.

3. Falar ao celular mesmo com o veículo parado no farol

Boa parte dos motoristas sabe que não é permitido falar ao telefone celular durante a condução do veículo. Porém, o que muitos não sabem é que a atitude também não é aceita mesmo com o carro parado no farol. Se isso acontecer, o motorista estará cometendo um infração da mesma forma.

4. Não prestar socorro em um acidente

Caso o condutor se envolva em um acidente de trânsito, seja batida ou atropelamento, é fundamental que ele atenda às vítimas. Segundo o artigo 177 do CTB, deixar de prestar socorro quando é possível é considerado infração grave, cabível a sanções mais pesadas.

5. Não usar cinto de segurança

Muitas pessoas acabam negligenciando o uso do cinto de segurança. Isso vale tanto para motoristas quanto passageiros. Além de colocar a própria vida em risco, a pessoa também colocará a dos demais integrantes do carro. Portanto, quem for pego nessa situação cometerá infração grave, conforme o artigo 167 do CTB.

6. Molhar pedestres ao passar em poça d’água

Muitos pedestres se sentem alarmados durante dias de chuva, pois é comum ao estar na rua um carro passar em poças d’água e acabar molhando os transeuntes. Mas isso é considerado uma infração e o motorista que molhar pedestres em dias de chuva estará cometendo uma infração passível de pontuação na carteira de habilitação e multa.

7. Colocar o braço para fora enquanto dirige

Esse hábito que muita gente tem também é considerado infração de trânsito. A ação, de acordo com o CTB, é perigosa porque pode comprometer a reação de motoristas em inúmeras situações, principalmente aquelas que exigem o maior controle do volante do carro.

8. Transporte de crianças

Um dos “mandamentos do trânsito” que podem gerar multa e pontos na carteira envolve o transporte de crianças no carro. Aquelas com até 7 anos de idade devem estar obrigatoriamente em assento especial, conforme a idade, e sempre no banco traseiro.

9. Dirigir com objetos no colo

Se você é daqueles motoristas que costumam carregar objetos no colo enquanto dirige, a dica é cortar esse hábito agora mesmo. Isso porque colocar itens entre as pernas ou à esquerda delas gera infração média. Segundo o CTB, dirigir segurando casacos, bolsas ou outros itens pode atrapalhar o condutor no volante e aumentar os riscos de acidentes.

10. Transportar objetos nos bancos traseiros

Por último, se você usa o carro para carregar não só passageiros, mas também objetos no banco de trás, saiba que isso é considerado uma infração grave. As razões para essa penalidade são simples: além do fator distração, os objetos colocados atrás do motoristas podem ser arremessados para frente e causar ferimentos, principalmente em freadas bruscas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário