Quem gosta de privacidade e quer evitar que seus dados caiam em mãos erradas tem um novo recurso à sua disposição. O Google permite que o usuário solicite a remoção de suas informações pessoais dos resultados do seu motor de buscas.
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A nova política de remoção de conteúdo da empresa considera como dados pessoais as seguintes informações:
- Documentos e números de identificação.
- Endereços físicos;
- Números de telefone;
- E-mails;
- Credenciais de login;
- Números de contas bancárias;
- Números de cartão de crédito;
- Imagens de assinaturas manuscritas;
- Fotos de documentos de identidade;
- Registros de consultas médicas, exames e documentos oficiais.
Se a solicitação for aprovada, o conteúdo é removido apenas das buscas, é não da internet. Isso significa que ele ainda pode se encontrado acessando a própria página onde está hospedado, ou por meio de outros mecanismos de busca.
Por outro lado, conteúdos em ou de fontes governamentais e outras fontes oficiais, jornalístico ou relevante para profissionais não podem ser removidos.
7 passos para solicitar a remoção
Veja a seguir como pedir ao Google que exclua seus dados pessoais das buscas:
- Passo 1: Entre na página de solicitação do Google e toque na opção “Remover informações encontradas na pesquisa Google”;
- O site pergunta onde você viu a informação que deseja remover. Caso escolha “Nos resultados de pesquisa do Google e em um website”, ele também questiona se você tentou entrar em contato com a página em questão;
- Marque “Não, prefiro não fazer isso” se não quiser informar;
- Clique em “Informações pessoais, como números de identificação e documentos particulares”;
- Aperte em “Dados de contato, como endereço, número de telefone ou endereço de e-mail”;
- Preencha o formulário e envie fotos do documento, informe a URL das páginas e siga as demais instruções;
- Marque a caixa atestando que as informações são verdadeiras e aperte em “Enviar”.
Após a conclusão do pedido, a empresa envia uma confirmação automática via e-mail e começa a análise. O Google pode pedir que o usuário informe mais dados antes de completar a avaliação.