O número de brasileiros que utilizam cartão de crédito no Brasil aumenta a cada ano. Com o crescimento na solicitação do serviço, é preciso estar atento a todas as regras da ferramenta, inclusive as ações que podem gerar o cancelamento automático do cartão de crédito.
Leia mais: Nubank sorteia até R$ 300 mil em nova promoção; veja como concorrer
Muita gente não sabe que pode ter o cartão de crédito suspenso sem aviso prévio. A regra é geral e não se aplica apenas aos clientes dos chamados “bancões”, mas também aos clientes de bancos digitais. Dentre eles podemos destacar o Nubank, Banco Inter, Credicard e C6 Bank.
Nesses casos, é importante o cliente ficar atento às políticas de cancelamento de cartões, que fazem parte das diretrizes e termos que dificilmente as pessoas se interessam em ler.
Uma delas, por exemplo, diz que deixar o cartão inativo, ou seja, sem utilizá-lo durante 12 meses aumenta as chances de cancelamento. A grande parte dos cartões são cancelados em razão de inatividade e falta de movimentação total, seja em transferências, pagamentos, etc.
Razões que podem cancelar o cartão de crédito
Os consumidores devem ficar atentos e prestar atenção aos motivos para o cancelamento do cartão de crédito em 2022. Confira quais são eles a seguir:
- Por falta de atualização dos dados pessoais;
- Em caso de suspeita de fraude;
- No descumprimento dos termos de uso;
- Em caso de CPF negativado;
- Para situações de erro em informações cadastrais.
As situações descritas acima pode ser agravantes maiores dependendo da instituição. Geralmente, elas avisam a respeito do cancelamento via e-mail ou SMS. É válido destacar que o cancelamento é diferente do bloqueio do cartão de crédito. Neste segundo caso, o usuário consegue regularizar a situação e voltar a utilizar o serviço.