scorecardresearch ghost pixel



Novo ETIAS facilita estada de brasileiros na Europa

O novo protocolo ETIAS pode ajudar os brasileiros que desejam entrar e ficar um tempo no continente europeu. Veja como funciona e quais são as consequências da mudança.



A partir de 2022, passa a valer a autorização de viagem ETIAS, criada pela União Europeia e, portanto, necessária para alguns turistas entrarem no continente. O permisso é uma maneira pela qual os viajantes sem visto podem ter acesso aos países europeus.

Veja também: Viajar para a Argentina pode ser mais barato do que se pensa

Contudo, o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês) foi criado para servir como um protocolo de segurança a fim de proteger os membros da UE contra a crise migratória e o terrorismo. Em outras palavras, a meta é aumentar a segurança interna e prevenir a imigração ilegal, bem como reduzir drasticamente os atrasos na fronteira.

Como o ETIAS é aplicado?

Na prática, o ETIAS é uma autorização que permite ao turista viajar e entrar em qualquer um dos países-membros da União Europeia.

O novo processo encontra-se automatizado e visa conceder permissão que vale para todos os cidadãos estrangeiros. Isso faz com que não seja necessária autorização para entrar no Espaço Schengen. A boa notícia é que os brasileiros estão inclusos na lista.

Como solicitar o ETIAS?

Para solicitar o ETIAS, os viajantes precisam preencher um formulário online com seus dados pessoais. Dentro do documento, a pessoa deverá responder a um questionário que garante o benefício.

A vantagem desse tipo de documento está na agilidade do processo. Não será mais necessário se dirigir ao consulado ou embaixada para solicitar a permissão de viagem e estadia.

Mais do que isso, o ETIAS contribui para diminuir o tempo de espera e as filas nos controles de segurança dos aeroportos.

Permissão pode conceder até 90 dias

Os brasileiros que querem viajar para o “velho continente” a turismo pelo período de até 3 meses (90 dias) poderão ter uma isenção de visto por meio do ETIAS.

Depois de encaminhado, o pedido será processado pelo sistema interno de segurança ao qual pertence o protocolo. Fique atento ao e-mail e aos canais de comunicação que forem informados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário