scorecardresearch ghost pixel



Novo saque do FGTS beneficia mulheres com filhos e trabalhadoras

Conjunto de medidas integra o Programa de Renda e Oportunidade, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.



No dia 4 de maio, o governo federal anunciou um pacote de medidas com duas novas modalidades de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ambas são voltadas exclusivamente para as mulheres.

Leia mais: FGTS pode ser usado para quitar as dívidas da casa própria; saiba como

Uma das medidas estabelece a liberação de recursos do fundo para auxiliar mães no pagamento de creches para os filhos. Mulheres com enteados e crianças sob guarda judicial com até cinco anos de idade também podem ter acesso aos recursos do fundo.

Outra possibilidade do saque do FGTS para mulheres é para o custeio de cursos de qualificação profissional, em áreas como engenharia, tecnologia e inovação. Estes são setores com boas oportunidades profissionais, apesar de ainda serem dominados por homens.

Qual será o valor do saque FGTS para mulheres? Quando ele será liberado?

As duas novas modalidades de saque do FGTS para mulheres, tanto para uso em creches quanto para a qualificação profissional, ainda precisarão ser regulamentadas pelo Conselho Curador do fundo, recebendo resolução própria.

Sendo assim, valores, limite de retirada e tempo de uso são dados que ainda não foram divulgados. Além disso, também não foi informado, por enquanto, o prazo para que as medidas sejam colocadas em vigor.

O conjunto com essas ações integra o Programa de Renda e Oportunidade, do Ministério do Trabalho e Previdência, e que foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O documento prevê ainda o pagamento de Auxílio Creche (reembolso creche) para mães que atuam com carteira assinada, além de flexibilização no trabalho para funcionárias com filhos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário