scorecardresearch ghost pixel



O que é NIS e para que serve? Veja como tirar o seu

Você sabe o que é o NIS? Certamente já ouviu falar sobre algum benefício do governo que exigia esse número. Pode ser que você tenha seu registro ativo e nem saiba disso.



Você já deve ter ouvido falar, mas talvez não saiba o que é NIS. O código é uma sequência de caracteres que se faz individual e único para cada cidadão brasileiro. Uma de suas utilidades é garantir o acesso a benefícios sociais que o governo oferece, como o Auxílio Brasil. Entenda como é possível tirar o seu NIS e qual é a utilidade dele.

Veja também: Condutores podem ter contato com o Detran sem terceiros

O que é NIS?

Primeiramente, saiba que o Número de Identificação Social (NIS) é o registro ligado aos cidadãos que recebem ou não benefícios do governo federal. Ou seja, você não precisa ser amparado por algum tipo de auxílio para ter seu registro. O código é composto por 11 dígitos e está vinculado diretamente à Caixa Econômica Federal. Basicamente, é isso o que é o NIS.

Geralmente, o NIS é criado a partir do primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do cidadão. Ele também pode ser gerado quando há um registro no banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS). Na prática, seria como se esse código fosse um “irmão próximo” do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como tirar o NIS?

Além da Carteira de Trabalho, o NIS pode ser emitido pelo Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. O registro dá acesso a uma série programas assistenciais para a populaçõ em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Para ter acesso ao NIS, portanto, atualmente é preciso se inscrever no CadÚnico da seguinte maneira:

Procure um Centro de Assistência e Referência Social (CRAS) e leve os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

No local, é preciso apresentar a situação de vulnerabilidade social e/ou de pobreza.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário