Se você tem o hábito de fazer frituras e reutiliza o óleo para fazer outros alimentos, saiba que esse não é o método mais apropriado. De acordo com especialistas, fazendo isso você está colocando em perigo sua saúde e de sua família. Conforme o Dr. Alfonso Valenzuela, da Escola de Nutrição e Dietética da Universidade de Los Andes, a prática é extremamente inapropriada.
Veja também: Comer muito doce vai te deixar cansado e menos saudável
Para o médico, reutilizar óleos de frituras não deve ser feito, por causa da composição química e dos efeitos da alta temperatura de fritura, que chega a 180°. Isso faz com que o óleo entre no processo de oxidação, que altera seu sabor e favorece a produção de substâncias tóxicas ao organismo. Muitas das toxinas liberadas após a oxidação do produto são como venenos à saúde do fígado.
Ainda, vale mencionar que quanto mais insaturado, mais rápida é sua decomposição. Portanto os óleos dos tipos canola, soja e calêndula não são boas alternativas de serem reutilizados.
Óleo reutilizado em redes de fast food: até que ponto é seguro o consumo?
Não é segredo para ninguém que as grandes redes de fast food, fazem a reutilização do óleo em incontáveis preparações. No entanto, alguns estabelecimentos usam produtos desenvolvidos para utilização em mais de um ciclo. Conforme são usados vão sendo absorvidos pelos alimentos fritos e aos poucos o óleo vai sendo renovado.
Como saber que o óleo não presta mais para o consumo
Dá para perceber através de alguns sinais perceptíveis a olho quando está na hora de renovar ou descartar o óleo, sendo a primeira, a quantidade de vezes em que foi usado.
- Se durante a fritura o óleo apresentar uma espuma ou fumaça;
- Se estiver em coloração escura;
- Se apresentar cheiro e sabor ruim no alimento.
- Em qualquer um dos casos acima, o ideal é fazer o descarte do óleo.
Como escolher o tipo de óleo ideal para preparar os alimentos
De acordo com o Dr., para fazer frituras o recomendado é optar por óleos que contenham mais proporção de ácidos graxos saturados, porque isso dá mais resistência térmica, evitando a oxidação rápida ao esquentar. Para fazer frituras, recomenda-se o uso do azeite de oliva extra virgem.