scorecardresearch ghost pixel



Comer muito doce vai te deixar cansado e menos saudável

O corpo pode ficar bem mais cansado diante do excesso de açúcar no sangue. Comer muito doce é uma ação que vai te fazer mal e compromete o bom funcionamento do corpo.



Você já ouviu falar que o açúcar funciona como um alimento energético? No entanto, de forma inesperada, ao comer muito doce a tendência é que fiquemos mais cansados e sem muita energia. Existem pessoas que costumam ficar bem mais cansadas diante do consumo de doce do que outras.

Veja também: Coador de café: aprenda 4 maneiras de fazer a bebida

Entenda hoje por que comer muito doce pode dar canseira no corpo humano. Aliás, o excesso de alimentos açucarados pode gerar uma série de outros efeitos indesejados no corpo humano.

Comer muito doce me deixa cansado. Por quê?

Primeiramente, lembre-se de que qualquer alimento em excesso será prejudicial para sua saúde. Comer muito doce, portanto, não é uma atitude recomendada por nenhum especialista. O alimento é rico em açúcar, ou seja, possui grande quantidade de carboidratos.

 

Os carboidratos são boas fontes de energia e se fazem necessários para a manutenção da saúde. As nossas células utilizam glicose (açúcar) como principal combustível para geração de ATP. Contudo, existem várias outras fontes energéticas para que as células se mantenham metabolicamente ativas.

Ao comer uma grande quantidade de açúcar de uma vez só, o corpo libera muita insulina na corrente sanguínea. Da mesma forma que o corpo ganha energia, ele perde toda essa carga rapidamente. A insulina é a substância que leva o açúcar diretamente para dentro das células.

Fatores de risco referentes a comer muito doce

Se você tem o hábito de comer muito doce, saiba que, mais do que cansaço, o açúcar traz outros problemas. Confira os principais deles aqui:

1 – Aumenta os índices de obesidade – você pode engordar rapidamente;

2 – Com a obesidade, aumenta-se o risco de desenvolver diabetes, problemas de articulação, disfunções hormonais e doenças cardíacas;

3 – Causa resistência à insulina – As células do corpo podem ficar mais resistentes à ação da insulina, já que estão sempre em contato com ela. Essa condição favorece o aparecimento de pré-diabetes e diabetes tipo 2.

4 – Aumenta a pressão – uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado revelou que comer muito doce aumenta a pressão sanguínea.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário