scorecardresearch ghost pixel



Pagamento da restituição do Imposto de Renda via Pix começa dia 31

No último dia de maio, além de ser a data limite para declarar o IR, a Receita Federal dará início ao pagamento da restituição do imposto através da plataforma Pix.



O prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 termina no dia 31 de maio, portanto, restam poucos dias para enviar os dados ao Fisco. Também no último dia do mês a Receita Federal inicia o pagamento do 1º lote de restituição do imposto. Confira todas as datas para receber os montantes devidos aos contribuintes.

Veja também: Ainda dá tempo! Descubra como sacar o PIS que ficou esquecido em 2022

Restituição do Imposto de Renda: como funciona?

Em 2022, a receita fará a restituição do imposto por meio da plataforma de pagamentos Pix. Portanto, o dinheiro devido a cada contribuinte cairá diretamente na conta informada no mesmo dia em que está previsto, segundo o cronograma oficial.

No entanto, para receber o dinheiro utilizando o Pix, é preciso que a chave cadastrada o pelo correntista seja o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, chaves que utilizam apenas o e-mail ou número de telefone não serão aceitas. Nestes casos, a Receita fará o depósito comum em conta como era feito até então.

Os cidadãos que desejam receber a restituição do imposto por Pix precisam fazer essa opção no momento em que estão enviando a declaração do IR. Assim, a receita fará o pagamento diretamente para a chave cadastrada com o número do CPF.

Confira o cronograma de pagamento da restituição do Imposto de renda 2022:

Abaixo estão as datas em que serão pagos todos os lotes de restituição do Imposto de Renda 2022. O pagamento será feito por Pix nas contas bancárias cadastradas por cada contribuinte.

Confira as datas divididas por lotes de restituição:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Vale lembrar que o primeiro grupo a receber a restituição do imposto é formado por idosos, portadores de deficiência física ou mental e as pessoas que têm magistério como principal função. Depois, os pagamentos serão classificados por ordem de envio da declaração: quem enviou antes, recebe primeiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário