scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep ganha saque triplo em 2022; Consulte e veja se você tem direito

Milhões de brasileiros possuem saldo disponível para retirada em modalidades do abono salarial, mas não sabem.



O abono salarial está com quantias em dinheiro “esquecido” aguardando o resgate pelos trabalhadores de direito. Ao todo, três saques do PIS/Pasep podem ser realizados por milhões de beneficiários em 2022. Confira quais são eles a seguir!

Leia mais: Como consultar o número do PIS para sacar até R$ 1 mil do FGTS?

PIS/Pasep 2020

Apesar de o cronograma do benefício ter encerrado no dia 31 de março de 2022, os trabalhadores elegíveis ainda podem sacar o dinheiro. Atualmente, cerca de 478 mil cidadãos ainda não resgataram os recursos do abono para quem trabalhou no ano-base 2020.

Conforme as regras do Ministério do Trabalho e Previdência, para receber a ajuda, o trabalhador deve: ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, ter trabalhado com carteira assinada no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base 2020 e ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos, também no ano-base 2020.

 

Além disso, outra regra importante determina que o beneficiário esteja com dos dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Social (Rais).

PIS/Pasep 2019

O resgate do abono salarial também está disponível para quem trabalhou com carteira assinada no ano-base 2019, mas por algum motivo não sacou o benefício na devida data. No geral, aproximadamente 320 mil pessoas receberam este ano uma nova oportunidade de resgatar o benefício.

As regras de saque são as mesmas de quem pode sacar o PIS/Pasep referente ao ano-base 2020, mudando apenas o ano. São elas: ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019, ter recebido nessa época remuneração de até dois salários mínimo, ter sido inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter tido as informações na Rais devidamente atualizadas.

Para solicitar o PIS/Pasep referente ao ano-base 2019, o trabalhador deve ir até uma unidade regional do Ministério do Trabalho e Previdência ou enviar um pedido ao e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, trocando no lugar de “uf” a sigla do estado em que ele reside.

 

Cotas PIS/Pasep

Por último, podemos citar como modalidade de saque do abono as chamadas Cotas do PIS/Pasep. Ela é voltada aos trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988.

Por se tratar de um benefício mais antigo, os titulares com direito aos recursos podem ter se aposentado ou mesmo falecido. Em caso de óbito, o acesso às cotas passa a ser de herdeiros ou dependentes do titular. Basta acessar o app do FGTS para saber se há saldo liberado.

Em relação à retirada dos valores esquecidos do PIS/Pasep, ela pode ser feita em agências da Caixa Econômica Federal. Os titulares devem apresentar documentação pessoal para sacar. No caso dos herdeiro, também é necessária a documentação que comprove o vínculo e o falecimento do titular da conta.

De acordo com a Caixa, cerca de R$ 23 bilhões estão disponíveis para saque por mais de 10 milhões de cidadãos. O prazo para resgate do dinheiro vai até o dia 1º de junho de 2025.




Voltar ao topo

Deixe um comentário