Você já deve ter conhecido alguém que alega conseguir prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo. Talvez você mesmo seja essa pessoa, muito embora em qualquer uma das situações, o pensamento esteja completamente equivocado. Ainda que pareça ser possível, a verdade é que o cérebro só consegue prestar atenção em apenas uma coisa por vez.
Veja também: Sinais que demonstram que você é uma pessoa difícil de lidar
De acordo com pesquisas recentes sobre o tema, essa limitação da mente se deve à arquitetura biológica do cérebro. O órgão precisa funcionar adequadamente com suprimento de energia fixo que é trazido pelos vasos sanguíneos. Isso significa que o cérebro tem que funcionar com recursos limitados e por isso, resolve uma atividade cognitiva de cada vez.
Cérebro não é capaz de prestar atenção em várias coisas simultâneas
A hipótese apresentada acima foi publicada na revista especializada Frontiers in Integrative Neuroscience. Entre os pesquisadores que trabalharam no estudo, estão pessoas das unjviersidades Universidade Vanderbilt e Universidade Yale (EUA).
Segundo os dados apresentados, os neurônios são abastecidos com glicose através dos vasos capilares sanguíneos conectados à artéria carótida. O cérebro, contudo, é um órgão super gastão de energia, já que pode consumir até 25% de toda a energia produzida pelo corpo. Em contrapartida, sua massa corresponde a algo entre 2% e 3% do total presente no organismo de uma pessoa adulta saudável.
Mente é capaz de fazer duas coisas em sequência, mas não ao mesmo tempo
Você, muitas vezes, pode estar apenas se enganando, já que o cérebro é bom em organizar e dividir tarefas. Assim, geralmente fazemos duas ou mais coisas distintas em sequência (uma primeiro, a outra depois). Realizar trabalhos e ações divergentes e simultâneas é quase impossível para nosso sistema nervoso central.
“É extremamente difícil fazer bem duas coisas ao mesmo tempo. Fazê-las em sequência é mais fácil”, disse o neurocientista António Damásio, da Universidade do Sul da Califórnia. A fala foi publicada pela agência Folha Press.
Isso quer dizer que seu cérebro está sempre alternando entre uma função e outra, mas não faz duas ao mesmo tempo.