scorecardresearch ghost pixel



Qual é a origem do termo “bode expiatório”?

Com certeza você já ouviu alguém dizer ou então você mesmo já disse o termo “bode expiatório”. No entanto, saberia me dizer a origem dele? Descubra essa curiosidade aqui.



O termo “bode expiatório” é bem comum na fala popular dos brasileiros. Todas as pessoas já disseram ou ouviram essas palavras serem ditas por outros. O curioso é que poucas pessoas de fato sabem de onde surgiu a expressão popular, ainda que o sentido pareça bastante claro.

Veja também: Você sabe quais são os países que têm as pessoas mais inteligentes do mundo?

De modo geral, “bode expiatório” seria o apelido de uma pessoa que recebe culpa e a punição no lugar de outra. É comum que os indivíduos chamados pelo termo estejam apenas distraídos ou desavisados. Sendo assim, alguém que está no lugar errado e na hora errada tende a ser um clássico “bode expiatório”.

 

De onde surgiu a frase “bode expiatório”?

Essa denominação surgiu há uns bons séculos no passado, mais precisamente no mundo judaico. Um dos livros bíblicos (levítico) fala sobre o Dia da Expiação, uma certa tradição judaica. O povo hebreu se reunia para fazer a expiação de seus pecados, ou seja, a purificação da alma do povo.

Uma das tradições era a de utilizar dois bodes, onde um deles era sacrificado. O sangue do animal se misturava com o de um touro para marcar as paredes das casas. Assim, o bode sacrificado seria o tal do “bode expiatório”, o qual carregaria os pecados de todo o povo judaico.

 

Termo “bode expiatório” se popularizou

Após ser descrito na bíblia, o ritual acabou sendo citado por várias pessoas para dar um sentido mais popular. Assim, quando alguém é púnico com as culpas do outro, essa pessoa se torna o “bode expiatório” de quem é o verdadeiro culpado.

Pelo menos, na tradição popular, nenhum ser vivo precisa ser sacrificado para se tornar um “bode expiatório”. Menos mal, certo? Aliás, vale destacar que naquela época era muito comum sacrificar animais em rituais religiosos, até mesmo em vários de origem cristã. Por isso, não se surpreenda em descobrir qual é a verdadeira origem do termo em pauta aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário