O aumento nos preços dos combustíveis no Brasil levou o gás de cozinha a valores recordes nos últimos meses. Por ajudar as famílias de baixa renda, o governo federal criou o Auxílio Gás, um benefício em dinheiro voltado para a compra do botijão.
Leia mais: Auxílio Brasil: calendário de pagamentos começa em 2 dias
As regras do programa preveem um novo repasse a cada dois meses, sempre nos meses pares do ano. Isso significa que não haverá pagamento do vale-gás em maio.
A próxima parcela sai em junho, seguindo o mesmo calendário do Auxílio Brasil, o substituto do Bolsa Família. Desta forma, cerca de 5,5 milhões de pessoas devem receber os dois benefícios nos dez últimos dias úteis do próximo mês.
Sobre o vale-gás
A inciativa libera o equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de gás 13 kg registrado nos seis meses anteriores. A apuração dos valores é feita periodicamente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que publica o levantamento em seu site.
Para receber o Auxílio Gás, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa. Outra possibilidade é fazer parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Calendário do Auxílio Gás
De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania, os próximos pagamentos ocorrem entre os dias 17 e 30 de junho, na ordem do final do Número de Identificação Social (NIS) dos participantes.
Veja as datas de pagamento:
- 17 de junho: NIS final 1;
- 20 de junho: NIS final 2;
- 21 de junho: NIS final 3;
- 22 de junho: NIS final 4;
- 23 de junho: NIS final 5;
- 24 de junho: NIS final 6;
- 27 de junho: NIS final 7;
- 28 de junho: NIS final 8;
- 29 de junho: NIS final 9;
- 30 de junho: NIS final 0.
A consulta do benefício pode ser feita pelos aplicativos Caixa Tem ou Auxílio Brasil, central de atendimento da Caixa (número 111) ou telefone do Ministério da Cidadania, (número 121).