Algumas atitudes no trânsito podem fazer com que o motorista receba multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e muitas dessas atitudes muitos condutores não sabem que podem resultas em infrações.
Veja também: Confira as quatro novas regras de trânsito que passaram a valer em todo o país
Vamos te mostrar algumas situações que podem levar a infrações que você nem imaginava. Continue lendo para que você não seja pego de surpresa.
6 erros no trânsito que geram multa e apenas poucos motoristas sabem
Falta de combustível
Também conhecida como pane seca, que é a falta inesperada de combustível no veículo, pode gerar muitos acidentes graves. Então você deve ficar atento ao sair de casa, e veja se tem combustível suficiente e se seu marcador está funcionando corretamente.
Molhar pedestres
Isso pode ser levado como uma “brincadeira” para muitos, o que é de muito mal gosto por sinal. Mas, esse tipo de atitude pode fazer com que leve uma multa. É bem comum isso acontecer em dias chuvosos, o veículo passar perto de uma poça d’água próxima à calçada e molhar os pedestres.
Agora você já sabe que essa atitude pode gerar uma multa e pontos na carteira de habilitação do motorista.
Colocar o braço para fora do carro
Essa com certeza você não imaginava que poderia te causar uma multa, já que é uma atitude bem comum entre os motoristas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ato de dirigir com o braço para fora é perigoso. Em algumas situações o motorista pode perder o controle e acabar causado acidentes.
Deixar objetos no colo enquanto dirige
Conforme diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com objetos no colo aumenta os riscos de causar acidentes. Por isso o motorista deve estar sempre atento, pois, além de causar acidentes, isso é considerado como uma infração média.
Transporte irregular de objetos no banco de trás
Carregar objetos no banco de trás pode bloquear a visão do motorista fazendo com que suas ações sejam prejudicadas durante o trânsito. Além disso, os objetos podem se movimentar ocasionando um acidente, por isso essa ação é considerada uma infração grave.
Ultrapassagem durante cortejos
Caso você tente fazer uma ultrapassagem durante um cortejo, desfile ou procissão, é considerada uma infração grave. Ou seja, o motorista que for pego comentando essa infração poderá ser punido.
Ao sair de casa se lembre dessas multas, que parecem ser atos comuns, mas que podem ocasionar multas e pontos na sua carteira de habilitação e pior ainda pode levar a algum acidente.