Usuários que usam o serviço da maior empresa de tecnologia do mercado têm suas informações coletadas a cada ação realizada em suas plataformas. No entanto, isso é efetuado com prévia autorização, quando alguém cria uma conta e aceita os termos de condições. É possível desabilitar parte desse recolhimento, impedindo que os seus registros fiquem expostos.
Veja também: Lançamentos do mês de maio nos streamings: confira as novidades
A justificativa para realizar essa coleta está ligada a melhoria dos produtos oferecidos, como Google Docs, Gmail, Youtube, Google Drive e demais apps. Contudo, a organização assegura a proteção de todos os arquivos e afirma que a abertura possibilita que a maioria das ferramentas continue sendo gratuitas. Diante dessa observação, é importante que você saiba como verificar o que o Google sabe sobre a sua vida.
Confira a lista dos links que mostra o que o Google já sabe sobre você
Mostra como seus anúncios são personalizados e ao clicar no link uma série de interesses e características aparecem, você pode desativar qualquer personalização de propaganda, por exemplo, reduzir a quantidade de publicidade envolvendo ‘’jogos de RPG’’ ou ‘’jardinagem’’.
Google Analytics
Para impedir que o seu histórico de navegação, envolvendo tempo gasto em uma página, sites acessados e outros detalhes, é preciso realizar o download do Add-on no Link e desabilitar o acesso para os anunciantes.
Atualmente as pessoas levam o smartphone para onde vão, então o GPS ligado ao Google Maps registra todos os locais que você esteve. Embora seja importante para a sua segurança em algumas ocasiões, caso se sinta desconfortável, desative o monitoramento por geolocalização.
Caso queira ter todos os seus dados sob o seu domínio, em outro drive ou pasta particular, a transferência é liberada automaticamente.
Veja quais dados cada um dos aplicativos têm acesso na sua conta e administre melhor sua privacidade.