O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) fica disponível a partir desta quarta-feira, 11, para um novo grupo de trabalhadores. Cada pessoa poderá sacar até R$ 1 mil de suas contas ativas e inativas, desde que tenha saldo disponível.
Leia mais: PIS/Pasep: Caixa libera 3 saques ‘esquecidos’ a milhões de brasileiros
É a vez dos nascidos em abril retirarem o dinheiro. A medida anunciada pelo governo federal no início de março tem como objetivo injetar bilhões de reais na economia do país.
Qualquer pessoa com saldo nas contas do FGTS poderá sacar, exceto quem usou os recursos em operações de crédito com garantia. O prazo para resgate do dinheiro vai até o dia 15 de dezembro para todos.
Calendário do saque extraordinário do FGTS
Os repasses começaram no dia 20 de abril e ocorrem de acordo com o mês de aniversário dos cotistas. Veja as datas:
- Nascidos em janeiro – 20 de abril
- Nascidos em fevereiro – 30 de abril
- Nascidos em março – 4 de maio
- Nascidos em abril – 11 de maio
- Nascidos em maio – 14 de maio
- Nascidos em junho – 18 de maio
- Nascidos em julho – 21 de maio
- Nascidos em agosto – 25 de maio
- Nascidos em setembro – 28 de maio
- Nascidos em outubro – 1º de junho
- Nascidos em novembro – 8 de junho
- Nascidos em dezembro – 15 de junho
Saque e devolução
A Caixa Econômica Federal abrirá uma conta poupança no Caixa Tem no nome do trabalhador que ainda não tem uma. Por meio do aplicativo, é possível realizar pagamentos, transferências, compras com o cartão de débito e até gerar um código para saque em espécie.
O cidadão também tem a opção de solicitar a devolução do crédito se não quiser movimentar o FGTS agora. Basta acessar o Caixa Tem e fazer o pedido até o dia 10 de novembro, ou apenas aguardar até o fim da rodada.