Às vezes, dá vontade de entrar na cabeça de algumas pessoas para saber se elas estão mentindo ou se estão falando a verdade. Embora não seja possível utilizar algum tipo de poder mental para isso, dá para observar o comportamento de qualquer um. Saiba que existem sinais clássicos que as pessoas mentirosas costumam apresentar com frequência. Veja se você não está entre os humanos que adoram mentir.
Veja também: Autoconfiança em excesso pode ser uma armadilha para a vida pessoal
Você adora um drama e age como ator ou atriz?
É comum que pessoas mentirosas sejam mais espalhafatosas e façam encenações dignas de um bom ator. Mas saiba que, cedo ou tarde, a farsa será desmascarada.
Pessoas mentirosas costumam ter boa aparência
As pessoas mentirosas sabem que precisam passar uma boa impressão para serem acreditadas. Ou seja, é comum que um bom mentiroso se vista bem e tenha cuidados demasiados com a aparência.
A autoestima das pessoas mentirosas
Outro fator comum entre as pessoas mentirosas está na autoestima. Exatamente por mentir bem, elas se sentem capazes de manipular os outros e estão sempre super confiantes.
Esfregar os olhos constantemente e tapar a boca
Esfregar os olhos constantemente ou mesmo esfregar o pescoço podem ser sinais de mentira. Aliás, tapar a boca é outro sinal bastante indicativo de que algo não está certo. Se a mentira for grande, os homens costumam esfregar os olhos, mas se for muito grande eles podem apenas desviar o olhar.
Você não para de tocar o nariz
Toda vez que uma pessoa mente, o corpo libera uma substância conhecida como catecolamina. Ela provoca pequenas inflamações no tecido interno do nariz e acaba gerando a vontade de dar uma coçadinha.
No entanto, isso só vale para quem coçar a parte superior do nariz. Coçar o nariz pela frente costuma ser indício de curiosidade e não sinal de mentira.
Pessoas mentirosas não conseguem controlar as mãos
Quando, durante a fala, a pessoa resolver fechar as mãos e cobrir o polegar com os dedos, cuidado. Esse é um sinal claro de que o discurso não tem total consistência ou de que ela não deve revelar algumas informações. Manter os punhos cerrados e fazer força é um sinal muito claro de desconforto com a situação na qual um indivíduo se encontra.
Atenção!
Lembre-se de que essas informações são apenas curiosidades, muito embora estejam respaldadas em estudos na área. No entanto, não se deve decretar mentira apenas porque uma pessoa coçou o nariz durante a conversa, por exemplo.
Também não dá para dizer que alguém está mentindo pelo fato de ter fechado os punhos ou de ter desviado o olhar. Inclusive, bons atores não são pessoas mentirosas, na maioria das vezes. Todos os dados são apenas indícios que podem compor mais detalhes para dar alguma informação relevante substancial.