scorecardresearch ghost pixel



Autoconfiança em excesso pode ser uma armadilha para a vida pessoal

Ser confiante é fundamental, mas quando a confiança está relacionada a muita superioridade, você pode deixar de aprender coisas novas.



É inegável a importância de reconhecer as suas qualidades e demonstrá-las da melhor forma no seu dia a dia, principalmente quando o seu desempenho está sendo analisado. Porém, às vezes a autoconfiança vem acompanhada de um senso de superioridade, no qual a pessoa considera que já sabe o suficiente para falar ou fazer algo. 

Veja também: As broncas que toda mãe já deu representam dicas financeiras valiosas

Esse tipo de comportamento acaba impedindo todos de melhorar seus pontos fracos, além de transmitir um ar de arrogância.

Entenda alguns fatores que mostram porque o excesso de autoconfiança é prejudicial

  • Deixar de medir as consequências em situações de risco: uma pessoa muito autoconfiante se arrisca bastante, não tem medo de errar, até porque acredita no seu potencial de fazer tudo dar certo. Portanto, as chances de alguém com esse perfil colocar a si mesmo e outras pessoas em risco são grandes. 
  • Tomar decisões erradas: outro ponto estimulado pela auto confiança exagerada é a ideia de saber tudo, mesmo sem muito esforço para entender a realidade. De forma precipitada, torna-se mais fácil agir sem certeza ao pensar que está no controle de tudo, subestimando os problemas. 
  • Perder credibilidade: uma pessoa que se auto afirma demais passa a imagem de ser arrogante e exibida. Até quem gosta de tomar a iniciativa, assumir a liderança por conta própria deve tomar cuidado. Ao mesmo tempo em que demonstra ser confiante, tem o risco de ser invasivo. 
  • Enfrentar dificuldades nos relacionamentos interpessoais: Conforme foi comentado no tópico anterior, a arrogância afasta as pessoas. Isso quando não resulta em brigas e quebra de confiança em todas as relações. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário