scorecardresearch ghost pixel



Spyware russo pode infectar seu celular usando o Android

Descubra mais sobre o spyware russo que tem gerado uma série de dores de cabeça em usuários de todo o mundo. Veja como é possível se proteger desse e de outros vírus.



As ameaças digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, já que a internet se tornou uma extensão do ser humano. Praticamente, a definição é essa mesma, pois quase tudo pode ser feito online. Um spyware russo está infectando vários celulares que funcionam com o sistema operacional Android. Se um aplicativo chamado “Process Manager” aparecer para você, fique de olho, pode ser um vírus.

Veja também: Passo a passo para sair de grupos do WhatsApp rapidinho

O que é um spyware e como ele funciona?

O spyware é um tipo de malware, ou apenas vírus. Em outras palavras, trata-se de um software mal-intencionado que tem por finalidade o roubo de informações. O próprio nome remete ao termo “espião”, já que a função é exatamente essa. O Process Manager espiona a vítima para capturar os dados dela que são colocados ou armazenados no aparelho.

Assim que o programa é executado, ele pede acesso à vários recursos dentro do dispositivo. O usuário precisa permitir que o app acesse a localização, câmera, microfone, armazenamento, contatos e registro de chamadas. Assim, todas essas informações podem ser roubadas.

O ícone que representa o Process Manager é uma engrenagem, sendo que ele se passa por um app comum facilmente. Depois de ter as permissões concedidas, o programa funciona em segundo plano e pode ser percebido por um ícone permanente. Fique de olho e evite cair nessa enrascada do spyware russo.

Como se proteger do temido spyware russo

Para se proteger do spyware russo ou de qualquer outro malware (vírus) o ideal é manter seu sistema atualizado. Sempre mantenha os apps com suas últimas versões, bem como o próprio sistema operacional.

Além disso, vale a pena evitar baixar ou instalar aplicativos desconhecidos. Inclusive, tome cuidado com os apps que pedem muitas permissões estranhas, você não é obrigado a aceitá-las. Além disso, é muito importante manter um antivírus ativo em seu smartphone. Pequenas ações como essas podem te proteger contra o spyware russo e qualquer outro tipo de ameaça digital.




Voltar ao topo

Deixe um comentário