scorecardresearch ghost pixel



Toda multa de trânsito devo procurar o Detran? Saiba onde recorrer

Tire suas dúvidas a respeito da emissão de multas que, o que nem todo mundo sabe, podem ter origem em vários órgãos ligados ao trânsito.



Caso você tenha recebido uma notificação de multa, é comum a dúvida sobre onde recorrer da penalidade. Muita gente acredita que multas de trânsito são emitidas apenas pelos Departamentos de Trânsito (Detrans) de cada região. O que não passa de engano.

Leia mais: Confira os novos limites do Detran na pontuação da CNH

Na verdade, os registros das transgressões podem ser aplicados por órgãos das prefeituras municipais, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), dentre outros. Neste caso, é importante que o motorista notificado se atente aos prazos dados pelo órgão autuador caso queira entrar com recurso para uma multa.

“É muito importante os condutores verificarem com atenção o cabeçalho da notificação das multas recebidas, pois, em caso de recurso, o motorista pode enviar o requerimento à instituição errada e acabar perdendo os prazos para se defender”, explica Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP.

Infrações no trânsito mais comuns

As infrações mais comum cometidas por condutores no trânsito incluem:

  • Avançar sinal vermelho;
  • Estacionar em local irregular;
  • Circulação de outros veículos em corredores exclusivos de ônibus e bicicletas;
  • Falta de licenciamento;
  • Habilitação vencida;
  • Embriaguez ao volante; e
  • Descumprimento ao rodízio de veículos (no caso de lugares que utilizam dessa regra).

Quais são os prazos para enviar uma defesa e interposição de recurso?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), após a expedição da autuação, o prazo para a apresentação de defesa prévia e indicação do condutor é de 30 dias.

No caso do estado de São Paulo, por exemplo, os recursos podem ser enviados online, por meio dos portais Detran-SP e Poupatempo. Outra forma de entrar com recurso no estado é via Correios.

Motoristas das demais unidades federativas devem consultar os Detrans e respectivos órgãos de trânsito para saber mais sobre a disponibilidade de entrar com recurso de multa pela internet.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário