As vitaminas estão entre os nutrientes mais importantes para o corpo e seu bom funcionamento. Existem alguns compostos que são fundamentais para a saúde humana e não devem ficar de fora da alimentação. Uma das vitaminas mais importantes é a E, principalmente para os adultos.
Veja também: Benefícios da farinha do caroço de abacate: você nunca mais vai jogá-lo fora
Se a concentração de vitamina E estiver abaixo do ideal no seu corpo, alguns sintomas podem surgir. Confira mais sobre o tema a partir de agora.
Por que a vitamina E é tão importante?
A vitamina E tem uma função crucial para o bom funcionamento do sistema imunológico. Na verdade, a atuação dela incide diretamente no fortalecimento da imunidade do corpo. Em outras palavras, uma alimentação adequada e repleta desse nutriente ajuda a prevenir uma série de doenças infecciosas.
Mais do que isso, algumas pesquisas sugerem que alta concentração de vitamina E no sangue reduz alguns riscos. Dentre eles, pode-se destacar o risco de doenças crônicas como diabetes e patologias cardiovasculares. Até mesmo a prevenção do câncer já foi relacionada com o consumo de vitamina E.
Sintomas que indicam a baixa concentração de vitamina E no corpo
Se você apresenta um ou mais dos sintomas abaixo, saiba que pode estar com pouca concentração de vitamina E no seu organismo:
- Fraqueza;
- Problemas de coordenação;
- Dormência e formigamento;
- Sistema imunitário enfraquecido.
- Visão ‘embaçada’.
Bônus: alimentos que são ricos em vitamina E
Conheça alguns bons alimentos para aumentar as quantidades de vitamina E no seu organismo:
- Semente de girassol
- Óleo de girassol
- Avelã
- Óleo de milho
- Óleo de canola
- Azeite
- Castanha do Pará
- Amendoim
- Amêndoa
- Pistache
- Óleo de fígado de bacalhau
- Nozes
- Marisco
- Acelga
- Abacate
- Ameixa seca
- Molho de tomate
- Manga
- Mamão
- Abóbora
- Uva