Os motoristas que cometem infrações no trânsito podem ser penalizados com multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O que muitos não sabem é que alguns erros no trânsito não necessariamente somam pontos. É o que acontece principalmente com as penalidades de cunho administrativo.
Leia mais: Proposta visa isentar motoristas de aplicativo para renovar CNH
As mudanças passaram a valer depois das alterações realizadas em abril do ano passado no Código de Trânsito Brasileiro. Os motoristas devem ficar atentos, já que acumular pontos na CNH pode suspender a autorização por dirigir em até um ano. Sobe para dois em casos de reincidência.
Pontos na CNH
Atualmente o limite máximo de pontuação para a perda da CNH é de 40 pontos, mas esses números cai para 30 com uma infração gravíssima ou para 20, caso tenha duas ou mais infrações dessa natureza.
O detalhe interessante é que alguns erros no trânsito não somam pontos na CNH. Esse é o caso dos condutores que não cometeram infrações nos últimos 12 meses. Assim, se eles forem pegos em infrações leves ou médias, não perderão pontos na carteira. A multa se torna uma advertência nessas situações.
Apesar de ser um erro muito grave e comum a alguns motoristas infratores, o fato de dirigir embriagado não soma mais pontos na habilitação, por outro lado, a carteira pode ser suspensa automaticamente.
Outra infração que não soma pontos tem relação com as multas que envolvem os passageiros. Isso quer dizer que, se uma pessoa deixa de usar o cinto de segurança, o condutor até paga uma multa, mas não tem pontos adicionados à carteira.
O mesmo vale para quem dirige sem os documentos, seja a CNH ou o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV); porém, o veículo fica retido e o condutor é multado. Para consultar o número de pontos na carteira, o motorista pode acessar o site do Detran do estado onde mora ou baixar o aplicativo CNH Digital.