scorecardresearch ghost pixel



Foi multado pelo Detran? Descubra AQUI se você pode parcelar a dívida

Saiba se é possível parcelar as multas do Detran.



Ao receber uma multa do Detran – Departamento Estadual de Trânsito -, a dúvida de muitas pessoas é se a dívida pode ser paga a prestação. A autarquia aponta como uma das alternativas viáveis, recorrer às empresas credenciadas, que parcelam o pagamento das autuações e débitos do veículo em até 18 vezes. Além disso, o proprietário do veículo pode realizar o pagamento no cartão de crédito ou débito.

Veja também: Confira as 10 leis de trânsito que geram multas e quase ninguém sabe

Atualmente, já são 12 instituições financeiras credenciadas para realizar o serviço, o qual só é válido para as multas aplicadas pelo Detran SP e outras taxas do departamento.

No entanto, vale destacar que o parcelamento não completa débitos relacionados a infrações aplicadas por outros órgãos de trânsito, como, por exemplo, os municipais e/ou rodoviários, inscritos na dívida ativa, parcelamentos inscritos em cobranças administrativas e de veículos licenciados em outros estados.

Além disso, as empresas apresentam planos de pagamento dos débitos em aberto, fazendo com que o titular do cartão possa conhecer previamente os custos adicionais de cada forma de pagamento, e decidir pela opção que mais lhe agrada, conforme previsto em resolução no Conselho Nacional de Trânsito – Contran.

No entanto, antes de efetivar o pagamento, vale uma criteriosa pesquisa de mercado. Isso porque, as empresas que oferecem fluxo de pagamento em 12 ou até 18 vezes, seguem a livre demanda de mercado e possuem taxas de juros que variam em média, de 3% a 20%, de acordo com o total de débitos e a quantidade de parcelas.

Vale destacar, ainda, que a operação é uma negociação particular e independente, realizada entre o titular do cartão e a instituição responsável pelo parcelamento.

Ademais, no portal do departamento, existe uma lista com as empresas credenciadas e homologadas pelo Detran para a realização da transação.

Confira a seguir algumas taxas do Detran que pode ser parceladas:

  • IPVA;
  • Seguro DPVAT;
  • Licenciamento 2022 – R$ 98,91 para automóveis usados e R$ 131,80 para carros novos;
  • Infrações leves: conduzir o veículo sem os documento obrigatórios;
  • Infrações médias: dirigir usando calçado que não se firme ao pé, usar fone de ouvido conectado em aparelho de som ou no celular, transportar animais, transportar objetos a esquerda ou entre as pernas, etc;
  • Infrações graves: deixar de usar cinto de segurança (motorista e passageiro);
  • Infrações gravíssimas: dirigir sem possuir CNH, dirigir com a validade da CNH vencida há mais de 30 dias, dirigir com CNH diferente da categoria do veículo, etc;
  • Infrações auto suspensivas: dirigir sob a influência de álcool.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário