Seja na hora de acordar ou ao longo do dia, se você estiver sentindo a boca ficar cada vez mais seca, observe o seu corpo. Caso seja uma reação frequente, procure um médico ou dentista que possa avaliar seu caso. Esses sinais, contudo, podem estar relacionados a alguns problemas específicos e entendê-lo te ajuda a buscar a orientação correta.
Veja também: Aumento da longevidade: descubra qual é o segredo para viver mais
Se o seu organismo não está bem, alguns sinais podem aparecer como efeito de defesa do sistema imunológico. Ao ficar seco, o lábio tende a sangrar em algumas pessoas, apresentando riscos de infeção. Portanto, quanto antes for realizado um diagnóstico em busca de uma solução, melhor.
Confira 3 problemas de saúde que estão relacionados à boca seca
Desidratação ligada ao envelhecimento
Com o passar dos anos, o corpo vai perdendo a capacidade de se hidratar como antes, sendo assim, a produção de saliva diminui. Nesse caso é preciso reavaliar os hábitos, entre consumo de água, uso de protetor labial e outras recomendações.
Ronco, medicamentos, tabagismo e alcoolismo
Qualquer estímulo ao corpo que comprometa seus sistemas acabam resultando em certas reações. Cabe ao paciente aceitar o tratamento mais adequado e segui-lo à risca para melhorar.
Diabete, derrame, HIV e IST’s
Aqueles que ainda não receberam diagnóstico precisam urgentemente investigar a causa do sintoma. Quem já sabe das causas, deve verificar os riscos envolvendo seu estado de saúde e o que fazer em situações de descontrole.