scorecardresearch ghost pixel



Aumento da longevidade: descubra qual é o segredo para viver mais

As mudanças ocorridas nos últimos anos têm contribuído para que as pessoas consigam viver mais e com saúde.



A expectativa de vida aumentou cerca de 3,3 anos na última década, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020. Isso significa que são maiores as chances de um brasileiro ultrapassar a idade de 76 anos. 

Veja também: 5 formas para diminuir as chances de doenças cardiovasculares

Esse fato já não representa tanta novidade, já que estamos presenciando cada vez mais pessoas ao redor do mundo vivendo com idades superiores aos 100 anos. Mas o que explica isso, por que algumas pessoas conseguem ultrapassar os 100 anos, e por que a longevidade tem aumentado nos últimos anos?

Por que o número de pessoas mais velhas têm aumentado no Brasil?

As mudanças ocorridas nos últimos anos têm contribuído para que as pessoas consigam viver mais com saúde. Claro que não podemos nos esquecer de que muitos casos se devem à genética familiar. Existem famílias que costumam ser mais longevas, chegando a viver mais de 90 anos, há relatos de famílias que costumam ultrapassar os 110 anos. No entanto, são casos raros. 

O que tem contribuído para o crescimento do número de pessoas que vivem mais, principalmente aqui no Brasil, são as melhorias implantadas nas últimas décadas no sistema de saúde pública (SUS), ampliação da vacinação e até a facilidade de acesso à informação e prevenção de doenças.

Até meados da década de 80, o Brasil sofria com muitos casos de mortalidade entre crianças. Existiam muitos nascimentos, porém o número de crianças que acabavam contraindo doenças era bastante alto, consequentemente, o número de óbitos também. Outros fatos que eram bastante comuns, eram a desnutrição e falta de saneamento básico. 

Como o país cresceu economicamente nas décadas seguintes, ampliou o sistema de vacinação e o acesso à informação e melhorias das condições de vida repercutiram positivamente em diversos aspectos.

Para pessoas adultas, o acesso à informação e conscientização da prevenção de doenças, além de acesso aos tratamentos adequados, provocaram melhorias nas condições de saúde. Logo, o número de mortes em pessoas jovens causadas por doenças crônicas como diabetes e pressão alta passaram a diminuir.

Qual o segredo para viver mais?

Para diversos especialistas em saúde a justificativa para viver mais e com qualidade está na prevenção e adoção de estilo de vida focado em boa saúde. Pessoas que praticam exercícios físicos regulares, que se alimentam saudavelmente, que não abusam de bebidas alcoólicas e não fazem uso do tabaco, além dos cuidados com a saúde mental, essas são mais predispostas a ter longevidade.

Com a evolução constante e melhorias na saúde pública e educacional, certamente haverá cada vez mais pessoas centenárias no mundo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário