scorecardresearch ghost pixel



2 saques FGTS confirmados neste 1º de junho; Veja quem recebe

Conheça as regras necessárias para movimentar os recursos do fundo. Milhões de trabalhadores poderão sacar ao menos uma das rodadas.



A Caixa Econômica Federal libera nesta quarta-feira, 1º de junho, nada menos que dois lotes de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O primeiro deles é o saque extraordinário, que começou em abril e segue até este mês, e o outro é o saque-aniversário, previsto em lei e que começou a valer em 2019.

Leia mais: Saque do FGTS de até R$ 1 mil tem 3 novos lotes em junho; confira as datas

Milhões de trabalhadores beneficiários poderão sacar ao menos uma das rodadas. Para saber quem tem direito, confira as regras de cada uma das modalidades a seguir!

Saque extraordinário do FGTS

A modalidade excepcional foi autorizada pelo governo em março, mas começou a ser paga em meados de abril. Cerca de 42 milhões de brasileiros serão beneficiados com saques no valor de até R$ 1 mil. A origem dos recursos vem de contas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos antigos) do fundo.

Confira o calendário de pagamentos abaixo, que libera saques a partir de hoje aos nascidos em outubro:

Mês de nascimento Data de depósito no Caixa Tem
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 04 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1º de junho
Novembro 08 de junho
Dezembro 15 de junho

Para consultar o valor disponível para saque, a pessoa deve consultar o saldo do programa pelo site da Caixa ou aplicativo FGTS. Uma outra dica é comparecer até uma agência do banco.

Assim que é liberado, o dinheiro é depositado em uma conta poupança social aberta automaticamente pela Caixa via aplicativo Caixa Tem. O beneficiário deve acessá-lo para movimentar os recursos, seja por meio de pagamentos, saques em espécie, transferências para outros bancos ou em compras.

Quem não deseja receber o saque extraordinário pode informar à Caixa da decisão até o dia 10 de novembro ou aguardar o retorno automático do dinheiro às contas vinculadas no dia 15 de dezembro.

Saque-aniversário do FGTS

Trata-se de uma das opções de resgate que estão previstas por lei e não são temporárias como o saque extraordinário. Quem adere à modalidade passa a sacar anualmente parte do FGTS acumulado em contas vinculadas. O período dos resgates é sempre no mês de nascimento do titular.

Neste dia 1º de junho, os aniversariantes de junho podem sacar o FGTS. O prazo limite para o resgate vai até o último dia útil do segundo mês subsequente, neste caso, até 31 de agosto. Observe:

Mês do aniversário Início do saque Fim do saque
Janeiro 3 de janeiro 31 de março
Fevereiro 1º de fevereiro 29 de abril
Março 2 de março 31 de maio
Abril 1º de abril 30 de junho
Maio 2 de maio 29 de julho
Junho 1º de junho 31 de agosto
Julho 1º de julho 30 de setembro
Agosto 1º de agosto 31 de outubro
Setembro 1º de setembro 30 de novembro
Outubro 3 de outubro 30 de dezembro
Novembro 1º de novembro 31 de janeiro de 2023
Dezembro 1º de dezembro 28 de fevereiro de 2023

Aqueles que querem aderir ao saque-aniversário devem acessar o site ou aplicativo FGTS e ir na opção “Saque Aniversário do FGTS”. Lembrando que o trabalhador que opta pela modalidade fica impedido de sacar o saldo integral em caso de demissão sem justa causa. Apenas a multa de 40% é mantida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário