A receita do sucesso não é feita só de alegrias. No meio do caminho, podem acontecer imprevistos que levam os planos ao total fracasso. Porém, segundo a psicóloga Jenny Wang, é possível lidar com essas adversidades de forma positiva e evoluir, redirecionando o caminho para novas perspectivas.
Leia mais: Novo caso de furto de celular e prejuízo no Nubank; confira dicas para se proteger
Como conta Wang em um artigo publicado na CNBC, ela própria enfrentou problemas na juventude relacionados à saúde mental. A especialista conta que tinha dificuldade de lidar com o fracasso, na luta contra o excesso de perfeccionismo que desenvolveu desde criança. Mas não é assim que deve ser.
De acordo com a psicóloga, as pessoas bem-sucedidas conseguem reformular seu fracasso e dele trabalhar na mentalidade do crescimento, possibilitando assim novos meios de alcançar o sucesso. Confira algumas das dicas a seguir!
4 comportamentos que pessoas bem-sucedidas adotam diante de um fracasso
Confira algumas algumas ações que as pessoas podem aplicar após acreditarem ter falhado em alguma coisa:
1. Divida seus objetivos em etapas pequenas
Elas devem ser realistas e alcançáveis. Depois que concluir o primeiro objetivo, encontre os feedbacks e, se necessário, faça alguns ajustes para continuar no objetivo principal de forma mais segura.
2. Enfrente a vergonha do fracasso
Uma dica para enfrentar o fracasso é compartilhando ele com alguém de confiança. Uma dica é refletir sobre seus sentimentos e experiências ao não alcançar um determinado objetivo. Pergunte-se como a situação mexeu com você pode ser uma forma mais saudável de enfrentar alguma decepção.
3. Aprimore suas habilidades
Para Weng, o fracasso é uma boa oportunidade de aprimorar habilidades que não foram totalmente dominadas. Ele também ajuda a entender quais são seus obstáculo e limitações. O entendimento ajudará no encontro daquilo que deu errado, possibilitando a melhora das competências.
4. Reformule o que deu errado
Wang aconselha que, para superar o fracasso, é necessário refletir sobre como é possível reformulá-lo partindo da mentalidade do crescimento e quais as formas de utilizar as experiências negativas em algo útil para os objetivos. Mas lembre-se: existe um prazo para se concentrar nos fracassos, depois disso, a ideia é seguir em frente sem olhar para trás.