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Novo caso de furto de celular e prejuízo no Nubank; confira dicas para se proteger

Estudante da UFRJ que teve o celular furtado acabou com um prejuízo de R$ 6 mil. Veja como evitar o golpe.



Uma cliente do Nubank relatou nesta segunda-feira, 30, que foi mais uma vítima de criminosos que furtam celulares e fazem rombos em contas do banco digital. De acordo com as postagens feitas por Thamires Norberto no Twitter, todo seu dinheiro foi roubado da poupança.

Leia mais: Falha de segurança no app Nubank pode ter facilitado a ação de criminosos

A estudante de odontologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) conta que teve um prejuízo de R$ 6 mil, mesmo adotando medidas de segurança com bloquear a tela e não utilizar a mesma senha em vários aplicativos. Veja o relato:

Por meio de sua acessória, o Nubank afirmou apenas que “segurança é uma prioridade e a empresa possui uma série de mecanismos de proteção”.

Como funciona o crime?

O esquema tem se tornado cada vez mais comum no país, e já chama atenção das autoridades policiais e de proteção ao consumidor. Os criminosos roubam ou furtam o celular, e em poucos minutos conseguem acessar a conta bancária da vítima para roubar seu dinheiro e fazer compras com seu cartão de crédito.

Especialistas explicam que três fatores contribuem com o golpe: descuido em colocar a mesma senha em vários aplicativos, falhas de segurança dos sistemas da instituição bancária e engenharia social.

Na maior parte dos casos, a vítima uma combinação fácil de descobrir, como datas de aniversário, ou a mesma sequência em diversos serviços online. Também há situações em que a senha é anotada no bloco de notas do próprio celular.

Sendo assim, os bandidos quase nunca precisam utilizar ferramentas tecnológicas para ter acesso aos apps. Usando informações que estão dentro da carteira roubada, como datas e números de documentos, eles conseguem penetrar as defesas do aparelho.

E como eles invadem o app do banco?

A parte dois do crime é entrar na plataforma do banco. Aqui, os ladrões geralmente solicitam a recuperação da senha via SMS ou e-mail , que quase sempre fica logado no aparelho.

Se a empresa solicitar informações para confirmação da identidade, como o número do CPF, basta verificar os documentos roubados ou os dados cadastrados no celular.

Dicas de segurança

Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, existem algumas dicas de segurança que podem ser seguidas. Confira:

  1. Não armazene fotos de documentos ou de cartões de crédito na galeria do celular;
  2. Configure seu app do banco para solicitar o número da conta e da agência sempre que for aberto, e não apenas a senha;
  3. Impeça que o conteúdo das notificações seja exibido na tela de bloqueio;
  4. Configure o celular para impedir o controle do Wi-Fi e do 3G/4G com o aparelho bloqueado;
  5. Opte pelo bloqueio automático de tela após alguns segundos sem usar;
  6. Anote o IMEI do aparelho em um local seguro.




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