scorecardresearch ghost pixel



4 maiores mitos e verdades sobre economizar combustível

Descubra algumas das falácias mais comuns que existem desde muito tempo sobre o gasto de gasolina e etanol. Isso vai ajudar você a economizar combustível com mais eficiência.



Conheça alguns dos maiores mitos e verdade que colocam as pessoas em dúvida sobre atitudes para economizar combustível. Se a sua meta é gastar menos com o abastecimento do carro, vale a pena conferir todas essas informações.

Veja também: Qual será o preço da gasolina após a implementação do teto do ICMS?

1 – Rodar a menos de 90 km/h pode economizar combustível

Será que é verdade que a velocidade máxima para conseguir economizar combustível é a de 90 km/h?

Na verdade, não existe nenhuma velocidade ideal para gastar menos gasolina ou etanol. Em estradas, quando se atinge uma velocidade de cruzeiro aceitável, o carro pode economizar mais andando acima dos 100 km/h ou 110 km/h, se a rodovia permitir.

2 – Ar-condicionado gasta muito combustível

Depende! Sim, é verdade que o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível nas cidades, dirigindo pelo trânsito travado do dia a dia. No entanto, essa realidade pode ser diferente em rodovias.

Abrir os vidros do carro faz com que o ar que entra na cabine “empurre” o veículo para traz. Consequentemente, será feita uma força maior no motor para manter a velocidade estável, o que gera mais gasto de combustível. Ligar o ar-condicionado pode ajudar.

3 – Para economizar combustível, vale a pena colocar no ponto morto

Essa é uma falácia antiga sobre economizar combustível. Acreditava-se que dirigir em ponto morto nas decida poderia ajudar a economizar combustível. No entanto, nenhum teste automotivo garantiu que isso acontecesse.

Inclusive, nenhum órgão de segurança automobilística recomenda essa prática. Isso porque a direção e os pedais podem ser afetados e apresentarem problemas. Além disso, há muitos anos os carros saem de fábrica com corte de combustível elétrico, o que é acionado assim que se para de acelerar.

4 – Pressão errada dos pneus faz gastar mais

Se você quer economizar combustível, saiba que deixar de calibrar os pneus realmente afeta no gasto. Andar com os pneus murchos vai fazer você gastar mais, pois o carro despenderá maior esforço para mover o veículo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário