Ao contrário do que se espera, o número de agrotóxicos utilizados em verduras, frutas e legumes tem aumentado no Brasil. Conheça quais são os produtos que apresentam o maior índice de agrotóxicos atualmente:
Veja também: Aprenda a fazer delicioso iogurte grego caseiro com 3 ingredientes
- Cenoura;
- Tomate;
- Maçã;
- Morango;
- Pêssego;
- Pera;
- Uva.
Aprenda a reduzir os agrotóxicos dos vegetais
As mesmas fórmulas utilizadas para limpar frutas podem ser aplicadas em legumes e folhas. Então, todos os vegetais podem e até precisam ser higienizados corretamente para eliminar os venenos.
Vale destacar que os agrotóxicos são utilizados para preservar os vegetais em plantações grandes, onde o controle individual não é possível. Esses produtos químicos afastam pragas, insetos e microrganismos das lavouras. No entanto, depois que as frutas são colhidas e estão maduras, esses venenos precisam ser retirados.
Bicarbonato de sódio para retirar agrotóxicos
A maneira mais comum de efetuar a limpeza é utilizar bicarbonato de sódio e água, esfregando com as mãos mesmo. Depois, basta deixar o alimento em água corrente para eliminar os resíduos. Essa mistura é mais utilizada para frutas pequenas como morango, uva, amoras e cerejas, por exemplo.
Outras misturas também podem ser eficientes, como água e sabão, por exemplo. Principalmente os frutos de casca grossa, podem ser lavados com esponja e detergente. Deixe correr bastante água para se livrar de qualquer resquício de sabão antes de comer.
Usar iodo com água é outra forma garantida de eliminar as toxinas de legumes, verduras e frutas. Basta deixar os alimentos imersos em água com algumas gotas de iodo. Porém, lave bem depois para retirar todo o iodo dos vegetais.
Fórmula mais simples e eficiente para limpar agrotóxicos
A maneira mais eficiente, 100% segura, para retirar os agrotóxicos das frutas é a mais simples de todas: remover as cascas. Ao retirar as cascas, toda a toxina presente nelas será eliminada também. No entanto, o agrotóxico na polpa da fruta não tem como ser removido.