scorecardresearch ghost pixel



Alimentos fora do prazo de validade: quando é seguro consumir?

Algum produto da sua casa perdeu o prazo de validade, mas você acredita que ainda dá para consumi-lo? Confira quais são os sinais de alerta e como proceder neste caso.



Antes de comprar qualquer mercadoria, é importante observar a data de validade do alimento dentro do mercado. Ninguém quer passar mal ou parar no hospital por que acabou ingerindo uma comida estragada, certo? Ainda assim, saiba que o prazo de validade é uma característica de segurança, porém nem sempre exata.

Veja também: 5 truques para diminuir a conta de luz a partir de agora

É possível se deparar com algum produto que ultrapassou o prazo de validade, mas que ainda se encontra perecível. Para saber se vale a pena arriscar comer aquele alimento, preste atenção a algumas características.

Prazo de validade: como saber se ainda dá para comer

Confira algumas dicas para saber se o alimento vencido continua seguro para se consumido:

– Analise o tipo de alimento

A primeira coisa que deve ser analisada é o tipo de alimento que está fora do prazo de validade. Isso porque alguns produtos tendem a estragar bem mais rápido do que outros. Uma caixa de leite vencida não é algo seguro para se consumir, bem como uma peça de carne que está fora do prazo de validade, por exemplo.

Alimentos não perecíveis, como grãos, bolachas, farinhas e outros itens industrializados podem ser consumidos, desde que não apresentem aspecto duvidoso.

– Quais são os sinais de perigo

O primeiro aspecto que pode ser visto é a aparência do alimento. Se ele está com uma cor fora do comum ou já demonstra pontos de mofo, por exemplo, apenas jogue no lixo. Além disso, observe se existem insetos ou algum tipo de animal dentro dos pacotes, pois isso também é um péssimo e decisivo sinal.

Caso a aparência esteja normal, use o tato para checar a consistência e o olfato para sentir o aroma. Se o alimento está fora do prazo de validade, mas continua com todas as suas características intactas, pode arriscar. Caso sinta um sabor duvidoso, pare de comer e descarte o item.

– Há quantos dias está fora do prazo de validade?

Por fim, jogue fora tudo aquilo que está fora do prazo de validade há muitos dias. Não arrisque comer um alimento que está vencido há semanas ou meses.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário