scorecardresearch ghost pixel



Anvisa determina recolhimento de remédio para pressão; veja qual é

A Anvisa anunciou o recolhimento de lotes de Losartana depois de identificar impurezas. Apesar disso, orienta sobre a continuidade dos tratamentos, desde que uma consulta ao médico do indivíduo seja feita.



Foi divulgado recentemente que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes do remédio Losartana. O medicamento é o mais usado no Brasil por pacientes com insuficiência cardíaca. Veja quais os lotes e como fazer a troca.

Leia mais: Anvisa proíbe a comercialização de mais de 140 cápsulas emagrecedoras

De acordo com a agência, a medida é preventiva. Foram identificados “azido”, um tipo de impureza, em quantidade acima do limite considerado seguro no remédio. Com a determinação, os lotes devem ser retirados das farmácias em até 120 dias.

Recolhimento de Losartana

Apesar do recolhimento da Losartana, a Anvisa orientou que os pacientes que usam o medicamento não interrompam o tratamento. A agência reforçou ainda que, por se tratar de um medicamento contra à hipertensão e insuficiência cardíaca, somente um médico pode fazer a alteração no tipo de tratamento.

Por essa razão, a Anvisa considerou o prazo máximo de 120 dias – a partir da publicação da resolução em 23 de junho – para o recolhimento.

Segundo eles, o recolhimento de lotes de Losartana é apenas para adequar o remédio usado no Brasil aos limites técnicos do contaminante. “As impurezas azido são substâncias que podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e que têm potencial mutagênico”, esclarece a agência.

A orientação da agência é para que os pacientes entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório que produz o medicamento e que se informem sobre a forma de garantir a troca por um novo lote que não tenha sido retirado de circulação por eles. As informações estão na embalagem e na bula dos remédios.

Ainda em comunicado, a Anvisa disse que desde a descoberta da possibilidade de presença do azido na Losartana, em setembro de 2021, eles estão adotando, junto às empresas produtoras, algumas medidas para garantir que os medicamentos disponíveis para a população brasileira estejam dentro dos padrões de qualidade.

Para conferir a lista completa de todos os lotes que devem ser recolhidos, os pacientes podem acessar a página oficial da Anvisa por meio do portal gov.br.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário