Qualquer planta tem necessidades especiais conforme a mudança de temperatura, exigindo assim, cuidados específicos. Portanto, prestar atenção na qualidade das folhas e da terra é essencial para que ela não perca a sua vitalidade e morra em consequência de desidratação.
Veja também: Qual é o melhor substrato para plantar orquídeas? Suas flores lindas como nunca
No frio, as plantas têm muita dificuldade em reter os principais nutrientes, como fósforo, cálcio e magnésio. Dessa forma sua estrutura fica frágil e as manutenções realizadas durante períodos quentes não são recomendados para tratar o solo e as folhagens, que deixam de absorver parte das substâncias nutritivas.
Confira o que você deve fazer para manter as suas plantas saudáveis no inverno
Deixe as plantas dentro de casa
Recolha as plantas mais delicadas e deixe-as em casa, sempre observando se não há nenhuma praga ou inseto entre os galhos.
Cobrir o solo com folhas secas
Procure deixar algumas folhas secas rente ao solo, porque isso ajuda a evitar a evaporação da água.
Regue sem deixar que a água respingue nas folhas
Em um lugar onde a temperatura cai muito, o ideal é não deixar a água cair sobre as folhagens, pois a folha pode congelar.
Procure uma fonte de calor artificial
Se houver alguma entrada de luz solar, uma das opções é deixar os vasos posicionados perto da claridade durante algumas horas. Outra alternativa são luzes artificiais, como uma luminária.
Seja moderado quando for podar e adubar
O metabolismo da planta está mais lento, então a rega precisa ser feita com menos periodicidade e a adubagem também.