scorecardresearch ghost pixel



Qual é o melhor substrato para plantar orquídeas? Suas flores lindas como nunca

As orquídeas são plantas fascinantes e que exigem alguns cuidados minuciosos para que sejam cultivadas com sucesso. Confira qual é o melhor substrato para elas.



As orquídeas são flores capazes de despertar a paixão até mesmo de pessoas que não são tão adeptas aos vegetais. Uma das belezas está nos desafios de cultivar essas belas plantas em casa, as quais costumam florir apenas uma vez no ano – isso se forem bem cuidadas. Se você começou a cultivar, aprenda hoje qual é o melhor substrato para plantar orquídeas.

Veja também: 4 erros comuns nos cuidados com as plantas que você comete e podem matá-las

Entenda mais sobre o melhor substrato para plantar orquídeas

Primeiramente, antes de falar sobre o melhor substrato para plantar orquídeas, vale a pena explicar de forma breve o que são essas flores. Para quem ainda não tem tanta familiaridade com o assunto, no Brasil existem cerca de 2.3 mil espécies distribuídas em 191 gêneros diferentes.



A maioria é composta por plantas epífitas, ou seja, elas precisam de outros vegetais para se desenvolver. Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, as orquídeas não são parasitas de árvores. Elas apenas se fixam nos troncos, mas não sugam os nutrientes do vegetal que as apoia.

Outra característica inusitada das orquídeas é que sua bela flor costuma aparecer apenas uma vez por ano. Isso não ocorre com todas, mas com a maioria das plantas mais comuns sim. Por isso, os cuidados devem ser tão especiais. Afinal, quando surge a flor, um forte aroma doce se espalha pelo ambiente.

Agora, aprenda qual é o melhor substrato para plantar orquídeas.

Melhor substrato para plantar orquídea: 3 opções

Atualmente, existem três boas opções de substrato para plantar orquídea:

  1. Brita;
  2. Cascas de macadâmia;
  3. Metarex.

Você pode misturar todos esses ingredientes para ter o melhor substrato para plantar orquídea na sua casa.



Mais opções: como fazer um bom substrato para plantar orquídea

As orquídeas são plantas que se prendem em árvores e precisam de boa sustentação para se manterem bem e saudáveis. Para isso, você precisa de um substrato bem aerado e instável. Prenda sua orquídea a uma casca de árvore firme e grossa.

Utilize no substrato um pouco de cascalho, terra vegetal adubada, cascas de pinus, carvão vegetal granulado e jornal picado.

O mais importante é manter a orquídea bem escorada na casca grossa de árvore que você separou. Utilize adubos naturais feitos com casca de ovo e matéria orgânica (de preferência líquidos). Se preferir, existem boas opções de adubos químicos para suas flores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário